Página inicial > Recanto das Emas > Tecnologias na ação pedagógica e EAD são temas do 2º dia de Encontro Pedagógico do Campus Taguatinga Centro

Criado: Quarta, 04 de Fevereiro de 2015, 18h04 | Publicado: Quarta, 04 de Fevereiro de 2015, 18h04 | Última atualização em Quarta, 04 de Fevereiro de 2015, 18h06 | Acessos: 1119

O segundo dia do Encontro Pedagógico 2015/1 do Campus Taguatinga Centro teve como tema central dos debates o uso das tecnologias na ação pedagógica e a Educação a Distância (EAD). A primeira atividade foi uma palestra com a professora Jennifer Carvalho, que atua no Campus São Sebastião e também compõe a equipe da Coordenação de EAD do IFB. No final da manhã, o coordenador geral de EAD do Instituto Federal de Brasília, professor Josué de Sousa Mendes, conversou com a equipe do Departamento de Ensino do Campus Taguatinga Centro, incluídos técnicos e docentes.

O uso das tecnologias na aprendizagem

A professora Jennifer Carvalho realizou uma palestra na qual incluiu um bate-papo com os professores e técnicos e também uma espécie de minioficina sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Educação a Distância do IFB. Ela falou do uso das tecnologias da informação (TI) na sala de aula e debateu com os professores os limites e as possibilidades deste uso.

A primeira questão levantada por uma professora foi um pedido para que o IFB desbloqueie páginas como o YouTube e o Facebook do seu sistema de internet WiFi. Na visão da professora, esses sites podem ser muito úteis na interação com os estudantes e seu bloqueio atrapalha o uso da tecnologia na sala de aula. “Às vezes você está falando de um assunto e surge a possibilidade de se utilizar um vídeo, que não estava na programação, mas seria útil para a aula. Entretanto, o YouTube está bloqueado”, disse ela.

O diretor de Ensino, Germano Teixeira, concordou com a ideia e solicitou que a palestrante intervisse na discussão dentro do IFB para colocar o tema em pauta. Porém, Germano colocou como questão para debate o problema que pode ocorrer com estudantes utilizando as redes sociais para o entretenimento e não exclusivamente para ter acesso ao conteúdo das aulas. Esse problema foi discutido em uma rodada de conversas em que vários técnicos e professores falaram.

A professora Glaucia Melasso defendeu que a Instituição não tente fazer o controle do que os estudantes acessam nas redes sociais e afirmou acreditar que essas ferramentas podem dar ao aluno mais condições de compreender e reinterpretar os conteúdos informados em sala de aula. Para ela, cabe ao professor auxiliar o aluno na construção de sentido dessas informações às quais eles tem acesso.

Jennifer afirmou, em sua palestra, que a questão principal das TI's é a possibilidade de se estar conectado e que a Internet é a grande responsável por fazer das ferramentas tecnológicas atuais um instrumento para a aprendizagem. Ela também apontou que a dificuldade de parte dos professores em lidar com a as novas tecnologias vem, muitas vezes, do fato de não terem, ainda, conhecimento, das mesmas. Ressaltou, também, que essas tecnologias empoderam os estudantes.

EAD no IFB

O coordenador da EAD, professor Josué de Sousa Mendes, disse que a Educação a Distância do IFB atualmente está centralizada a partir da Reitoria, mas que há planos de que os campi tomem posse dessa tarefa.

A ação dos campi, defendeu Josué, deve ocorrer com cada um deles criando espaços físicos para atender os estudantes da educação a distância e assumindo de forma efetiva esses alunos como membros de suas comunidades. De acordo com ele, além de sala de aula e laboratórios, os campi devem ter também uma sala de atendimento ao estudante da EAD. Todos esses espaços seriam úteis para o campus, pois não estariam à disposição da Educação a Distância em tempo integral.

Esses alunos, ressaltou o coordenador, devem ser vistos e tratados de forma igual aos da educação presencial. Josué apresentou também a sugestão de que professores efetivos do IFB dediquem 20% de sua carga horária para a educação a distância, especialmente, quando houver docente com horas não preenchidas.

EAD em Taguatinga Centro

Dos 11 polos de EAD em funcionamento no IFB atualmente, três são mantidos pelo Campus Taguatinga Centro. Há, aqui, além da unidade em funcionamento no próprio Campus, um polo na cidade do Recanto das Emas e outro no Itapoã.