Alunos do curso Técnico em Comércio conhecem franquias
Os estudantes do curso Técnico em Comércio do Instituto Federal de Brasília (IFB) visitaram nessa quinta-feira, 19 de março, a Feira “Brasília Expofranquias 2015”. Cerca de 60 alunos participaram da atividade que permitiu contato com empresas que já tem experiência no mercado e oferecem esse conhecimento para franquiados. A feira é organizada pela Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal (GDF) e pela empresa privada Bremen Promoção Comercial.
A visita foi pensada pelo conjunto dos professores da Área de Gestão e Negócios do Campus Taguatinga Centro. De acordo com o professor Carlos Ferreira Wanderley, foi acertado com quatro empresas para que recebessem os estudantes do IFB e explicassem como funciona o modelo de negócio. “Os alunos receberam informações sobre gestão de pessoas, legislação, gestão mercadológica, todas informações sobre como lidar com uma franquia”, afirmou o professor.
Os negócios
Na visita, os estudantes conheceram várias franquias. O aluno Marcelo Ferreira de Carvalho diz que se interessou em conhecer a empresa “Pamonha Pura” que, pelo nome, já é possível deduzir se tratar de uma empresa de alimentação que comercializa o produto de milho típico da culinária goiana.
Segundo Marcelo, foi possível saber como a empresa surgiu, qual a ideia do empreendimento, o valor necessário para ser um franqueado e quais as principais dificuldades para abrir um negócio usando essa marca.
Marcelo é estudante do I Módulo do Curso Técnico em Comércio e trabalha no comércio como promotor de vendas. Para ele, a visita técnica contribui para aperfeiçoar sua atuação no emprego.
O que é uma franquia?
A franquia é uma estratégia utilizada na administração. Nessa estratégia, uma empresa que já criou um modelo de negócio e uma marca que deu certo e tem funcionado bem no mercado “aluga” essa marca e essa forma de administrar. O empreendedor que tenha interesse em abrir uma “filial” desse empresa vai pagar parte dos seus ganhos ao dono da marca e vai ter direito de usar a marca e o modelo de gestão.
Redes Sociais