Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Recanto das Emas > Estudante do IFB analisa compras de materiais e serviços de TI no governo federal
Início do conteúdo da página

Estudante do IFB analisa compras de materiais e serviços de TI no governo federal

Criado: Segunda, 23 de Março de 2015, 11h41 | Publicado: Segunda, 23 de Março de 2015, 11h41 | Última atualização em Segunda, 23 de Março de 2015, 11h41 | Acessos: 1736

O estudante Thiago Henrique Fernandes, do curso de Especialização em Gestão Pública do Campus Taguatinga Centro, defendeu na tarde da última sexta-feira, 20 de março, seu trabalho de conclusão de curso (TCC) em formato de artigo científico.

A banca, composta pelos professores Carlos Augusto Balla, Richard Siqueira e o orientador Alisson Wilker Andrade Silva, avaliou o trabalho intitulado “A Evolução do Processo de Planejamento da Contratação de Produtos e Serviços da Tecnologia da Informação na Administração Pública Federal”.

O Trabalho - Thiago realizou sua pesquisa por meio de consulta à bibliografia e análise de dados do foverno federal. Foram levantados os números das compras realizadas pelo governo federal entre os anos de 1995 e 2014. Verificou-se, especificamente, os dados relativos à compra e uso de softwares.

O pesquisador afirma que em 2001 o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou uma série de problemas nessa área de compras no serviço público federal. Entre as dificuldades apontadas estavam a “dependência total de determinado fornecedor ou tecnologia; falta de planejamento e coordenação na execução de atividades paralelas; sistemas eram contratados e pagos, mas não funcionavam conforme esperado; sistemas contratados e pagos nem sequer chegavam a ser colocados em uso”.

De acordo com o estudante, em 2008 o TCU publicou uma Instrução Normativa, a 04, que tentou melhorar a situação dessa área do governo. As análises feitas por Thiago apontaram que a entrada do TCU no assunto, tanto com essa primeira normativa quanto com as seguintes, melhorou a qualidade na Administração Pública Federal no que trata dos produtos e serviços de Tecnologia da Informação (TI).

“O estudo demonstrou que a Instrução Normativa 04 está positivamente influenciando as contratações de TI da Administração Pública Federal, mediante os resultados apresentados pela análise dos dados públicos de contratações de TI”, escreveu, na conclusão, o mais novo especialista formado pelo Campus Taguatinga Centro.

Disponibilidade da pesquisa - A banca aprovou o trabalho, porém recomendou pequenas alterações. Após as mudanças sugeridas, a pesquisa será posta à disposição da comunidade na biblioteca do Campus. Além deste, vários outros TCC's da Pós-graduação em Gestão Pública estão disponíveis na Biblioteca da unidade do IFB em Taguatinga Centro.

Fim do conteúdo da página