Página inicial > Recanto das Emas > Assistência Estudantil faz mutirão para garantir inscrições de todos nos Programas de Permanência do IFB

Criado: Segunda, 30 de Março de 2015, 19h11 | Publicado: Segunda, 30 de Março de 2015, 19h11 | Última atualização em Quinta, 02 de Abril de 2015, 17h28 | Acessos: 1924

A Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE), do Campus Taguatinga Centro, realizou entre os dias 19 e 26 de março um mutirão para inscrever todos os interessados nos Programas de Promoção à Permanência que incluem Auxílio Permanência e Auxílio Criança.

De acordo com o coordenador de Assistência Estudantil do Campus, Francisco Rosemberg, foi necessário organizar uma espécie de mutirão pois, além dos estudantes que fazem suas inscrições sozinhos, esse ano as alunas do curso de Alfabetização e Letramento participaram do processo seletivo o que exigiu da equipe uma ação específica.

As alunas, por não saberem ler ou escrever, foram auxiliadas pela equipe da CDAE na leitura do edital, no preenchimento da ficha de inscrição e na entrega e conferência dos documentos comprobatórios. A Coordenação Pedagógica cedeu uma servidora para a equipe da CDAE, no período de inscrições, devido à alta demanda que não podia ser atendida apenas com a equipe de quatro servidores da Coordenação de Assistência Estudantil.

A ideia do mutirão foi garantir que nenhum estudante do Campus Taguatinga Centro deixe de ser atendido por qualquer característica que tenha. Nos anos anteriores, a ação não era organizada pois as estudantes em fase de alfabetização ficavam em outro espaço que não a sede provisória do Campus.

A partir desta segunda-feira, 30 de março, a CDAE inicia a análise dos documentos dos 216 inscritos no processo seletivo. De acordo com Rosemberg, as assistentes sociais dos campi Riacho Fundo, Ceilândia e Estrutural devem auxiliar no trabalho visto que o Campus Taguatinga Centro está, temporariamente, sem sua profissional desta área.

O que são os Programas de Permanência e de Assistência Estudantil no IFB

A Política de Assistência Estudantil (PAE) é um dos mecanismos de promoção de condições de permanência e apoio à formação acadêmica de estudantes em especial daqueles que se encontrem em vulnerabilidade social. A PAE objetiva implementar ações que minimizem as necessidades socioeconômicas e pedagógicas, buscando promover a justiça social, bem como a formação integral do corpo discente por meio de programas.

Quais Programas esse edital ofereceu?

O edital que encerrou as inscrições no dia 26 de março ofereceu os seguintes apoios:

Programa de Auxílio Permanência – É um recurso financeiro de repasse direto ao estudante. Objetiva minimizar as desigualdades sociais vivenciadas pelos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica para contribuir em sua permanência e conclusão dos estudos no IFB.

Auxílio Criança – É destinado exclusivamente aos estudantes do IFB, com matrícula e frequência regular, de cursos presenciais de Formação Inicial e Continuada que contemple o mínimo de 200 horas, Cursos do Ensino Técnico e Cursos de Graduação, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que não tenham com quem deixar seus filhos com idade de zero a 12 anos nos horários de aula.