Página inicial > Recanto das Emas > Para superar o “medo” do TCC, disciplina de Metodologia promove encontro entre “novatos” e veteranos

Criado: Quarta, 01 de Abril de 2015, 11h33 | Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2015, 11h33 | Última atualização em Quarta, 01 de Abril de 2015, 13h18 | Acessos: 2326

O medo do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e das regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é quase unânime entre os que entram em contato com a pesquisa científica pela primeira vez. Em alguns casos, o temido TCC causa calafrios no estudante.

No Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol, do Campus Taguatinga Centro, a forma usada para superar os possíveis medos foi o encontro entre estudantes que já entraram em contato com a pesquisa e os que estão chegando agora.

A professora Veronica Almeida realizou na sexta-feira, 27 de março, uma troca de experiências entre os alunos que já cursaram a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico e construíram seus projetos de pesquisa e os estudantes que estão construindo seus projetos neste semestre.

Encontro

A aluna Ana Paula Monteiro foi uma das veteranas que participou da troca de experiências. Ela apresentou aos novos estudantes de metodologia o projeto que criou na disciplina em semestre anterior.

Com o título “Português do Brasil, Espanhol e Japonês: um recorte linguístico de semelhanças e diferenças entre essas três línguas na atualidade e suas contribuições no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para brasileiros”, o trabalho de Ana Paula foi mostrado para os iniciantes em metodologia científica.

A aluna afirmou que a experiência de apresentar esse trabalho uma segunda vez gerou, além de um amadurecimento pessoal, motivação para dar continuidade ao esforço acadêmico que está em andamento. Ela disse, ainda, que o fato dos colegas reconhecerem a qualidade do seu projeto a incentiva a buscar maior enriquecimento dentro das pesquisas de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil e a ampliar as opções de literatura acerca desse tema.

Karoline Silva, estudante do quinto período, assistiu à apresentação da colega que já finalizou seu projeto e disse que a atividade foi um “grande” incentivo para os atuais alunos da disciplina. Para ela, a colega Ana Paula Monteiro mostrou os diversos passos e etapas para a produção de um projeto de pesquisa.

"Foi um grande enriquecimento para a minha formação acadêmica e pessoal, porque esclareceu algumas dúvidas. Despertou certo interesse e curiosidade acerca do trabalho da colega, por se tratar de um tema que abrange e se relaciona com nosso contexto e formação acadêmica”, declarou a Karoline.

Mais atividades conjuntas

A professora Veronica Almeida informou que os encontros entre veteranos e novatos na metodologia científica deve continuar. A cada aula, um ex-aluno da disciplina deve mostrar aos atuais matriculados como foi sua primeira experiência com a pesquisa.