Página inicial > Recanto das Emas > Graduandos do Campus Taguatinga Centro vão à UNB assistir banca de doutorado

Graduandos do Campus Taguatinga Centro vão à UNB assistir banca de doutorado

Criado: Segunda, 06 de Abril de 2015, 17h03 | Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2015, 17h03 | Última atualização em Segunda, 06 de Abril de 2015, 17h10 | Acessos: 2778

Depois de ver os projetos de pesquisa de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos colegas de graduação, os alunos da Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol foram à Universidade de Brasília (UNB) assistir a uma defesa de tese de doutorado para aumentar sua proximidade com a avaliação de trabalhos perante bancas.

De acordo com a professora da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico da graduação no Campus Taguatinga Centro, Veronica Almeida,  a realização da visita técnica àquela universidade serviu para os estudantes conhecerem o que é o momento de defesa de uma pesquisa acadêmica, “ou seja, a apresentação de um trabalho final de conclusão de curso”.

A tese de doutorado intitulada "Corpo de planta, terapias e magias dxs curiosxs da baixa amazônia do Peru, sob uma perspectiva situada de gênero e de saúde popular" foi defendida no Departamento de Antropologia pela doutoranda Ana Gretel Echazú Böschemeier.

Opinião dos estudantes

A aluna Fabiana Gadella disse que achou a visita técnica interessante pois a pesquisadora teve “todo um cuidado em falar sobre o assunto e foi bem espontânea ao responder às perguntas feitas pelos membros da banca”.

“Demonstrou muita segurança ao defender o tema. Todos os envolvidos, banca de professores e autora se mostraram muito atenciosos. A visita teve um papel extremamente importante para nós, pré-docentes, pois tivemos contato com as diversas áreas de ensino e consequentemente vivenciamos um pouco da experiência de outros estudantes que já passaram por essas etapas”, avalia Fabiana.

Michelle de Sousa, outra aluna do IFB, afirmou que a atividade na UNB permitiu observar como se faz um trabalho de conclusão de curso vendo, por meio do resultado, a pesquisa por etapas desde o seu desenvolvimento até a apresentação final. Para a aluna, uma questão importante foi poder observar quais erros a banca apontou. “Foi muito proveitoso pois pude perceber o quanto é importante para o docente que está se formando fazer um trabalho de conclusão do curso. Este é um momento muito importante na vida acadêmica do aluno”, declarou Michelle.

Laís Moreira, que está no 3º período de Letras, disse que o tema da dissertação defendida na UNB é provocante e, inicialmente, até causou um estranhamento. Entretanto, ao ver o desenvolvimento da apresentação, houve uma aproximação da estudante com o tema.

Visita acertada com a UNB

Apesar das defesas de monografias, dissertações e teses serem públicas, a professora Verônica disse que conversou com o Departamento de Antropologia da UNB antes de levar os estudantes do Campus Taguatinga Centro pois tratava-se de um grupo grande. A atividade foi realizada no dia 30 de março e faz parte de um conjunto de ações que visa mostrar, na prática, como são elaborados e executados os projetos de pesquisa nas instituições de ensino.