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Em Dia Nacional do Braile IFB compartilha experiência em Curso de Inglês para Deficientes Visuais

Criado: Quarta, 08 de Abril de 2015, 20h11 | Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2015, 20h11 | Última atualização em Quarta, 08 de Abril de 2015, 20h18 | Acessos: 1889

Dividido em dois semestres letivos (2/2012 e 1/2013), o Campus Taguatinga Centro ofertou o curso “Inglês para Deficientes Visuais”, ministrado pela professora Patrícia Santiago na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), em nível básico e com carga horária de 100 horas. A iniciativa teve como objetivo principal mostrar como os alunos com deficiência visual alcançam inclusão social por meio do estudo de uma língua estrangeira e capacitação para o mundo do trabalho.

Voltado para a conversação, o curso teve uma metodologia de ensino/aprendizagem totalmente adaptada às necessidades dos alunos. Foram produzidos e adaptados materiais em alto relevo, em EVA,  ampliado e  em Braille.  Utilizou-se técnicas de audiodescrição, ferramentas tecnológicas, recursos táteis e a tradução literal de palavras para facilitar o aprendizado e proporcionar muitas descobertas em relação ao aprendizado de uma nova língua. 

Procurou-se ainda fazer da sala de aula um ambiente propício para a interação dos alunos e o uso de ferramentas tecnológicas proporcionou muitas descobertas, além de facilitar a interação em relação ao aprendizado de uma língua estrangeira. Os alunos também puderam participar de visitas técnicas a projetos como o Brasília Tátil a Feira de Educação Profissional e Tecnológica (FEPET), onde fizeram a exposição de uma Maquete Tátil do Congresso Nacional.

Ao final dessa experiência, concluiu-se que os alunos com deficiência visual não devem ser privados da aprendizagem de um novo idioma. Compreende-se também que a deficiência visual não afeta de maneira alguma o proceder do aprendizado, que promoveu tanto a inclusão social como a linguística, visto que estamos inseridos em um mundo globalizado, em que é necessário o domínio da língua inglesa para lidarmos com situações cotidianas. Oito alunos concluíram o curso com habilidades comunicacionais bem desenvolvidas. 

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