Mãos na arte: estudantes do Campus Taguatinga Centro realizam atividades artísticas
Os estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol e Tertúlia Literária Dialógica: poesia e corpo ampliaram, neste mês de abril, as atividades que os colocam em contato com os movimentos artísticos de vanguarda. As aulas estão deixando as salas do Campus Taguatinga Centro e se deslocando para espaços de arte do Distrito Federal.
Visita ao CCBB - Na quinta-feira, 9 de abril, os estudantes da disciplina de Literatura Brasileira II, ministrada pela professora Jane Christina Pereira, visitaram o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). As exposições “Tumulto III” e “Criar com o que Temos” serviram de base para os alunos conhecerem o movimento dadaísta.
De acordo com a professora Jane, as exposições visitadas são uma homenagem a Marcel Duchamp, um dos expoentes do Dadaísmo. Os estudantes de letras, depois de terem contato com a teoria, na sala de aula, foram ao CCBB conhecer as obras e refletir sobre elas. A reflexão sobre o que foi visto, diz Jane, vai se materializar em uma resenha que cada aluno precisa produzir a respeito de uma obra que tenha sido vista no CCBB.
Escrever na Funarte - A expansão das aulas da Tertúlia Literária Dialógica: poesia e corpo deve ocorrer no mês de maio, quando os estudantes pretendem realizar uma oficina de stencil e pintar seus poemas em camisetas.
Além das roupas, os textos dos estudantes devem ir parar também nas paredes do prédio da Fundação Nacional das Artes (Funarte). Segundo a professora Jane, aquela instituição reserva um espaço específico para esse tipo de atividade.
Arte e conhecimento compartilhado - Outra forma encontrada pela professora para compartilhar o que tem sido produzido no Campus Taguatinga Centro são os blogues. O material produzido pelos estudantes é publicado, por meio de projetos, em blogues na rede mundial de computadores.
Uma das razões para essas publicações, detalha Jane, é compartilhar a experiência que se tem no IFB com as aulas. O professor que usa esses mesmos temas que estão sendo trabalhados no Instituto, pode conhecer os métodos experimentados aqui.
Redes Sociais