Página inicial > Recanto das Emas > Editora UNB publica livro com texto de professora do IFB

Editora UNB publica livro com texto de professora do IFB

Criado: Segunda, 04 de Mai de 2015, 20h14 | Publicado: Segunda, 04 de Mai de 2015, 20h14 | Última atualização em Terça, 05 de Mai de 2015, 16h19 | Acessos: 2237

A professora Simone Gontijo, do Campus Taguatinga Centro, publicou em abril o livro “Formação de Professores na Perspectiva Crítica: Resistência e Utopia” que está sendo distribuído pela Editora da Universidade de Brasília (UNB).

A publicação é resultado da disciplina “Tópicos em Formação do Profissional da Educação”, cursada no Programa de Pós-graduação, em nível de doutorado em Educação, na UNB. O livro é composto por 14 capítulos, todos foram escritos a partir de pesquisa acadêmica realizada naquela Universidade.

De acordo com a professora Simone, a disciplina “Tópicos em Formação do Profissional da Educação” foi ministrada no segundo semestre de 2010 pelas professoras Kátia Curado e Sandra Limonta. Para conseguir publicar pela Editora UNB, a obra passou por um edital de seleção da Universidade.

De acordo com a docente do IFB, é importante publicar os resultados das pesquisas feitas no Instituto Federal de Brasília pois assim se obtém a socialização do conhecimento produzido aqui.

Considerações da pesquisa - Simone, que é doutora em Educação, afirma em seu texto que “as diversas formas que têm se usado para controlar o trabalho pedagógico do professor acabam por desqualificá-lo”. Ela faz também uma crítica às grandes Universidades privadas que têm campi espalhados pelo País e trabalham em um modelo onde o planejamento pedagógico é centralizado.

Para a professora do IFB, as universidades produzem livros-texto que são usados em contextos diferentes pelo País e que acabam por tirar a autonomia do docente do Ensino Superior. Simone ressalta que, normalmente, quem planeja essas aulas, não são docentes, ou seja, não atuam na sala de aula.

A professora conclui que, no Brasil, ainda falta uma política para formação de professores para o Ensino Superior.

A professora do Campus Brasília Fernanda Bartoly contribui em um capítulo do livro. E ela informa que que o livro será lançado durante o ENFORSUP (http://www.enforsupunb2015.com.br) na Unb, no dia 14 de maio, às 19h, na FE/Unb.