Página inicial > Recanto das Emas > Alunos de Espanhol organizam evento em homenagem à cultura mexicana

Alunos de Espanhol organizam evento em homenagem à cultura mexicana

Criado: Quarta, 06 de Mai de 2015, 20h51 | Publicado: Quarta, 06 de Mai de 2015, 18h48 | Última atualização em Quarta, 06 de Mai de 2015, 20h46 | Acessos: 2282

Estudantes do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Espanhol Intermediário III e IV realizaram nessa segunda-feira, 4 de maio, o Festival Cultural “Esto es México”. A atividade foi coordenada pelo professor Cleudivan Silva Dias e envolveu os servidores docentes e técnico-administrativos do Campus Taguatinga Centro.
Toda a atividade foi organizada por e-mail ou telefone, com os alunos enviando mensagens em espanhol para servidores do Campus e para colegas de classe colocando as demandas necessárias à realização do evento. Os funcionários responderam também em espanhol, em alguns casos com a ajuda do professor, em outros com a utilização de sistemas de tradução online.

De acordo com o professor, o objetivo da ação foi praticar, principalmente, a escrita com a troca de mensagens construídas no idioma estudado. “Os alunos tiveram que enviar e-mails formais ou fazer ligações convidando palestrantes, solicitando serviços e apoio de setores do IFB. Alguns tiveram que escolher quais vídeos passariam, outros tiveram que pesquisar sobre a cultura para fazer a decoração, outros escrever textos para o cerimonial e elaborar cartazes ou convites. Toda a dinâmica gerou, também, a conversa entre eles, em e-mails com linguagem mais informal”, detalha Cleudivan.

O envolvimento de servidores do Campus na atividade, explica o professor, é uma forma de colocar  a equipe no trabalho de ensino visto que todos os trabalhadores do Instituto são educadores. “Entendo que cada servidor tem o papel de educar. Docentes e técnicos são educadores. Incluir servidores na tarefa de receber e-mails em espanhol e respondê-los também nessa língua foi uma forma divertida de proporcionar aos alunos um contexto real de interação e aos servidores a possibilidade de, além de colaborar com o ensino-aprendizagem, aprender ou relembrar um pouco da língua de Cervantes”, disse.