Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Recanto das Emas > Projeto "Rodas de Conversa" incentiva os estudantes a enfrentarem seus problemas de forma mais saudável
Início do conteúdo da página

Projeto "Rodas de Conversa" incentiva os estudantes a enfrentarem seus problemas de forma mais saudável

Criado: Sexta, 08 de Mai de 2015, 11h33 | Publicado: Sexta, 08 de Mai de 2015, 11h33 | Última atualização em Sexta, 08 de Mai de 2015, 11h33 | Acessos: 2936

No dia 30 de abril de 2015 o escritor catarinense Emanuel Tadeu Medeiros Vieira compartilhou sua história de resiliência com os estudantes de Licenciatura em Espanhol do Campus Taguatinga Centro. Na oportunidade, relatou o impacto de viver atualmente na resistência do câncer de pâncreas, diagnosticado em fevereiro. O projeto de extensão “Rodas de Conversa”, de iniciativa da Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão Social (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD), objetiva contribuir para o desenvolvimento pessoal por meio da aquisição de conhecimentos teóricos e práticos relacionados à motivação, autoestima, qualidade de vida e resiliência.

Entre as ações propostas para a implementação deste projeto, pretende-se promover debates que incentivem o processo de autoconhecimento, compartilhar técnicas de interação, expressão verbal e corporal e autorreflexão, possibilitar o acesso a metodologias que auxiliem em uma melhor organização pessoal, profissional e acadêmica. Além de possibilitar espaços para exposições e discussões a respeito do âmbito familiar, promover e estimular a interação dos estudantes entre si, a fim de estreitar as relações interpessoais entre os estudantes, entre outros.

De acordo com a assistente social Clarice Barbosa Vieira, uma das integrantes da equipe de incentivo, este projeto surgiu da necessidade de perceber a importância do enfrentamento qualitativo dos problemas pessoais em momentos de crise. “Somos aquilo que fazemos todos os dias; saber lidar com os problemas (diagnósticos de doenças, drogadição no ambiente familiar, distorções afetivas) representa um dos mais importantes passos para dar qualidade à vida. Cooperar para o sucesso do corpo estudantil, influenciando positivamente no processo de ensino-aprendizagem, é a principal causa de implementação deste projeto”, complementa a assistente social. 

O projeto ainda conta com a colaboração das áreas de Psicologia e História do Campus Taguatinga Centro. Os estudantes não só elogiaram a iniciativa como também pediram sua continuação ao longo deste ano. Além dos debates, a iniciativa ainda contará com práticas meditativas, danças circulares e outras técnicas de motivação e resiliência planejadas pela equipe, a qual está aceitando a contribuição de servidores de outros campi que se interessem em participar da ação. 

A quem interessar, deve entrar em contato com os servidores Felipe Serra (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), Clarice Barbosa Vieira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Nádia Mangabeira Chaves (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). 

Fim do conteúdo da página