Página inicial > Recanto das Emas > Professora e TAE do IFB fazem lançamento de livro no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Criado: Quinta, 14 de Mai de 2015, 18h51 | Publicado: Quinta, 14 de Mai de 2015, 18h51 | Última atualização em Quinta, 14 de Mai de 2015, 18h51 | Acessos: 1850

A professora Jane Christina Pereira e a Técnica em Assuntos Educacionais (TAE) Ana Paula Santiago Seixas, do Campus Taguatinga Centro, lançam, nos dias 28 e 29 de maio de 2015, o livro Tertúlia Literária Dialógica: Teoria e Prática, no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorre em Recife, Pernambuco.

O livro, publicado pela Editora IFB, foi selecionado em um processo que recebeu inscritos de todo o Brasil. A participação, com lançamento de livros, foi aberta para autores com ligação direta com qualquer uma das entidades participantes do comitê organizador do Fórum. O fato do Instituto Federal de Brasília compor a organização permitiu que todos os autores do IFB, que tivessem interesse pudessem se candidatar.

Tertúlia Literária Dialógica

A Tertúlia Literária Dialógica (TLD) é a uma atividade cultural e educativa baseada na leitura literária e no diálogo entre a palavra escrita e a experiência de mundo de cada um. Todo o processo é pautado por sete princípios, que são fundamentados na educação dialógica e nos direitos humanos: diálogo igualitário, inteligência cultural, dimensão instrumental, criação de sentido, solidariedade e igualdade de diferenças. Neste contexto a democratização da literatura se dá concomitante à democratização da fruição artística e cultural. Após a leitura é importante que o processo de escrita criativa seja estimulado, podendo culminar em produção de livros artesanais.

Trata-se de uma metodologia que pode ser utilizada por grupos variados, desde escolas, igrejas, associações comunitárias, coletivos, grupos alternativos etc. Além da apresentação teórica que embasa a atividade, o livro traz em detalhes um passo-a-passo sobre como re-aplicar a TLD nos mais diversos espaços. método pode ser usado por grupos variados desde escolas, até igrejas ou associações comunitárias. O livro da Editora IFB trás, em detalhes, um passo a passo sobre como os interessados podem usar a Tertúlia Literária Dialógica.

Como o livro foi produzido

O processo de produção desse livro, pelas servidoras Jane e Ana Paula, ocorreu a partir de um projeto de extensão, realizado no Programa Mulheres Mil (2011-2012). Neste Programa foram atendidas mulheres da Cidade Estrutural, que participaram de cursos, divididas em grupos desde a alfabetização até a formação profissional de nível médio.

A Tertúlia Literária Dialógica se tornou uma atividade que integra as ações pedagógicas do Campus Taguatinga Centro e com o projeto de multiplicar a metodologia e atendendo às solicitações da comunidade interna e externa, as autoras fizeram formações em alguns campi do IFB, no MISMEC, no IFMT e na SEDF. È importante ressaltar que as autoras se colocam à disposição para conduzir formações em TLD nos mais variados espaços. Além destes resultados, a TLD vem sendo tema de estudos em diversas áreas da pesquisa científica realizada no IFB.