Página inicial > Recanto das Emas > Antropólogo realiza palestra no curso de Letras – Espanhol

Antropólogo realiza palestra no curso de Letras – Espanhol

Criado: Quinta, 28 de Mai de 2015, 19h17 | Publicado: Quinta, 28 de Mai de 2015, 19h17 | Última atualização em Quinta, 28 de Mai de 2015, 19h17 | Acessos: 953

O antropólogo Roberto Almeida realizou, na última sexta-feira, 22 de maio, uma palestra sobre as Ciências Sociais no Curso de Licenciatura em Letras Espanhol na Disciplina de Metodologia Científica. Verônica Almeida, docente da disciplina, explica que a turma estava estudando sobre Pesquisa Social e percebeu-se a necessidade dos estudantes conhecerem o que é ciências sociais e seus métodos.

A palestra abordou a origem das ciências sociais, suas divisões, os métodos quantitativo e qualitativo e, em especial, o método etnográfico que se inicia na antropologia do início do século XX e que, na atualidade, transbordou para vários outros campos de estudos, inclusive a educação.

O aluno Ricardo Alves compartilhou sua impressão sobre a palestra. "Foi de muita relevância para o nosso desenvolvimento como futuros pesquisadores, principalmente por estarmos inseridos dentro de um contexto social e cultural bastante diversificado. As ciências sociais são de uma relevância inimaginável tanto no campo da pesquisa como no como campo das relações humanas, visto que estaremos futuramente inseridos em contextos e realidades diferentes. Desse modo, penso que a palestra proporcionou uma visão geral das ciências sociais, uma vez que o nosso curso não possui uma disciplina voltada para essa área, e ressalto sua relevância para o avanço da ciência”, relatou o aluno.

Para a docente Verônica Almeida, foi importante a realização deste momento, os alunos participaram com questionamentos e considerações. Além disto, Verônica destaca que na educação o método etnográfico já vem sendo utilizado desde os anos 70 em estudos no ambiente escolar. No entanto, a escolha por esse método requer do pesquisador conhecimento no desenvolvimento deste tipo de investigação.