Página inicial > Recanto das Emas > Professora do IFB publica livro relatando experiências de pesquisa e extensão com estudantes cotistas

Criado: Quinta, 25 de Junho de 2015, 18h55 | Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2015, 18h55 | Última atualização em Quinta, 25 de Junho de 2015, 18h55 | Acessos: 1911

A professora Veronica Almeida, do Campus Taguatinga Centro, lançou na quarta-feira, 17 de junho, o livro “Programa Conexões de Saberes em Cinco Tempos”, que relata experiências de pesquisa e extensão realizadas com estudantes selecionados pelo sistema de cotas sociais, raciais e indígenas na Universidade de Brasília (UNB).

A publicação tem autoria conjunta entre a docente do Campus Taguatinga Centro e as professoras Izabel Zaneti e Fátima Makiuchi da UNB e a pesquisadora Valéria Labrea. O lançamento do livro aconteceu na Livraria Sebinho da Asa Norte.

As experiências relatadas no material publicado ocorreram no período de 2005 a 2010 quando as organizadoras e autoras coordenaram o Programa Conexões de Saberes com esses alunos e alunas cotistas.

O programa que virou livro - O Programa Conexões de Saberes foi realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação com o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UNB).

As experiências expostas no livro como oficinas de teatro, música, arte-educação, cinema e curso pré-vestibular foram desenvolvidas nas escolas e comunidades do Distrito Federal e abordaram temáticas como educação popular, educação ambiental, gênero, raça, saúde, cultura e nutrição. O livro apresenta os subsídios teóricos e metodológicos que embasaram esses trabalhos.

Para as organizadoras e autoras, um ponto que se destaca na publicação são as histórias de vida desses alunos e alunas nas quais se busca reafirmar as identidades e territórios de origem e os efeitos de sentido constituídos ao se ingressar e se manter na universidade pública. “É um livro que articula práxis e teoria, memória e narrativas a fim de compreender a experiência educativa na sua complexidade”, afirma Veronica.