Página inicial > Recanto das Emas > Estudantes de Alfabetização fazem Oficina de Mandala no Campus Planaltina

Estudantes de Alfabetização fazem Oficina de Mandala no Campus Planaltina

Criado: Sexta, 26 de Junho de 2015, 19h04 | Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2015, 19h04 | Última atualização em Sexta, 26 de Junho de 2015, 19h04 | Acessos: 1960

As estudantes do Curso de “Alfabetização e Letramento: emancipação feminina”, do Campus Taguatinga Centro, participaram na quarta-feira, 24 de junho, de uma Oficina de Mandala na unidade do IFB de Planaltina. Além das mandalas, as estudantes fizeram vasos e escreveram nas peças, praticando o aprendizado adquirido nas salas de aula.

A atividade foi coordenada pela professora Lucilene Alves Vitória dos Santos, docente da área de educação artística do Campus Planaltina, e ocorreu na sala de artes que aquela unidade mantém.

De acordo com a professora Valdinea Carvalho, uma das responsáveis pelo projeto do Curso de “Alfabetização e Letramento: emancipação feminina”, o objetivo da atividade foi trabalhar, primeiro, a coordenação motora das estudantes. Além disso, o contato com a argila e todo o conjunto da ação, funcionam também como uma terapia.

Opinião das alunas - “Foi lindo, maravilhoso, deu vontade de ficar morando lá”, diz a estudantes Maria Alaídes de Sousa, moradora da Cidade Estrutural, ao falar da Oficina de Mandala. Ela também demonstra ter ficado encantada com os estudantes do Campus Planaltina. “Achei muito bonito os jovens estudando para trabalhar no campo, usando botinas. E todos são muito educados e carinhosos lá. Nos trataram muito bem”, elogia Maria Alaídes.

O material feito em argila ficará naquela unidade do IFB para ser levado ao fogo e depois poderá ser vendido para arrecadação de recursos em um bazar da instituição. Além da professora Valdinea, organizou a oficina a assistente social Clarice Vieira e participaram os intérpretes de Libras Maílson Marques e Lauanda Beatriz que acompanham as estudantes surdas do Campus Taguatinga Centro em suas práticas didáticas.