Página inicial > Recanto das Emas > Com trabalho desenvolvido pelos participantes, curso de extensão no Campus Taguatinga Centro encerra suas atividades

Criado: Segunda, 13 de Julho de 2015, 11h30 | Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2015, 11h30 | Última atualização em Segunda, 13 de Julho de 2015, 11h30 | Acessos: 1733

O curso de extensão “Criatividade e Inovação na Aprendizagem e no Trabalho Pedagógico” objetivou desenvolver a criatividade e a inovação na aprendizagem e no trabalho pedagógico de contextos educacionais. As atividades foram realizadas no Campus Taguatinga Centro, com a participação de estudantes de cursos de Licenciatura, servidores da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Instituto Federal de Brasília (IFB). O encerramento aconteceu na última quinta-feira, 9 de julho, com os resultados apresentados pelos participantes.

Ao decorrer do curso, os participantes foram desafiados a elaborarem e, dentro de suas possibilidades, efetivarem projetos de intervenção de caráter criativo ou inovador nos contextos onde atuam. Dois grupos de professores da Escola Classe 803 do Recanto das Emas conseguiram executar dois projetos na instituição. Um deles interveio na inovação do recreio - as crianças foram protagonistas da transformação do recreio num espaço de reutilização de materiais para a confecção de jogos.

O outro - intitulado “Mentes Criativas, Mãos Inovadoras” - procurou identificar e desenvolver a criatividade dos estudantes em diversas áreas: futebol, geografia, história, gastronomia, artes, informática, português, matemática, entre outros.

Mariana Castro Soares e Kássia Kelly Tavares de Sousa, duas das professoras que desenvolveram os projetos em suas turmas, comentaram que puderam comprovar o desenvolvimento da criatividade na aprendizagem de seus alunos, a repercussão disso na alta motivação para aprender e no bom desempenho das atividades propostas.

O curso foi ministrado pela professora Carolina Torres Oliveira, docente do IFB e doutoranda pela Universidade de Brasília - Faculdade de Educação- na linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação, tendo como seu eixo de interesse criatividade e inovação na perspectiva histórico-cultural. sob orientação da professora e doutora Albertina Mitjáns Martínez.

A professora contou com a colaboração de outros três professores na execução de oficinas: Simão de Miranda, Tatiana Santos Arruda e Gláucia Melasso Garcia de Carvalho.