Página inicial > Recanto das Emas > Novos coordenadores são anunciados no primeiro dia da 10ª Semana Pedagógica

Novos coordenadores são anunciados no primeiro dia da 10ª Semana Pedagógica

Criado: Sexta, 31 de Julho de 2015, 09h00 | Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2015, 09h00 | Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2015, 09h19 | Acessos: 2001

Professor Germano Teixeira abriu os trabalhos da 10ª Semana Pedagógica

Foram anunciados nesta quinta-feira, 30 de julho, os nomes de dois novos coordenadores do Campus Taguatinga Centro. O professor Germano Teixeira, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão informou, durante a 10ª Semana Pedagógica, que a professora Simone Gontijo é a nova coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol e a Técnica em Assuntos Educacionais (TAE) Maristela Lacerda assume a Coordenação Pedagógica.

Germano lembrou que o Curso Técnico em Comércio continua sob coordenação do professor Carlos Balla; a Pós-graduação em Gestão Pública é coordenada por Fábio Carlucci e deve ofertar, ainda este semestre, mais uma turma. A coordenação do novo Curso Tecnólogo em Processos Gerenciais ficará a cargo do professor Kélvio Felipe dos Santos.

NAPNE

A professora Patrícia Silva Santiago, membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), conversou com a equipe de servidores participantes da 10ª Semana Pedagógica para os quais disse que o “NAPNE não é uma ação paternalista que vai passar a mão na cabeça do aluno”.

De acordo com ela, o Núcleo tem o objetivo de dar aos estudantes com necessidades específicas condições adequadas de aprendizagem. Esse apoio se divide em cinco partes:

1ª. Arquitetônica, que visa resolver problemas de acesso físico com a adaptação dos prédios do IFB;

2ª. Atitudinal, que busca mudar a atitude dos membros da comunidade em relação às pessoas com alguma deficiência. O combate ao bullying é um dos principais objetivos dessa parte;

3ª. Comunicacional, que tem como objetivo possibilitar uma comunicação mais eficiente com os deficientes, com a utilização de Libras ou textos em Braille, por exemplo;

4ª. Metodológica, que procura adaptar as técnicas de ensino de acordo com as necessidades do aluno;

5ª. Instrumental, que tem como meta adaptar material ou equipamentos para atender os estudantes deficientes.

A professora Patrícia informou, ainda, que dois eventos importantes dos NAPNEs devem ocorrer neste segundo semestre de 2015. O primeiro envolve todo o IFB e trata-se do IV Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva previsto para setembro no Campus Brasília e o segundo é a Semana da Acessibilidade a ser realizada pela unidade do IFB de Taguatinga Centro.

Demais atividades

A comunidade de servidores do Campus Taguatinga Centro discutiu, ainda, nesse evento, propostas para aumentar o número servidores presentes nos encontros coletivos, as mudanças na Coordenação Pedagógica, os relatórios da Coordenação de Assistência Estudantil e foi realizada uma oficina sobre uso da Lousa Digital.