Página inicial > Recanto das Emas > Para aperfeiçoar a gestão, Coordenação Pedagógica vai preparar dossiê semestral

Para aperfeiçoar a gestão, Coordenação Pedagógica vai preparar dossiê semestral

Criado: Segunda, 03 de Agosto de 2015, 08h39 | Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2015, 08h39 | Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2015, 09h43 | Acessos: 1911

A Coordenação Pedagógica (CDPD) do Campus Taguatinga Centro anunciou na última quinta-feira, 30 de julho, que vai organizar um dossiê semestral para aperfeiçoar a gestão de suas atribuições. A proposta foi explicada pelo ex-coordenador Felipe Serra, e pela nova coordenadora, Maristela Lacerda, no primeiro dia da 10ª Semana Pedagógica.
Felipe Serra explicou a proposta do dossiê semestral à equipe de servidores

De acordo com Felipe Serra, no primeiro semestre de 2015, a CDPD estabeleceu um calendário de reuniões, quando foi possível estudar a normatização dessa área do campus e discutir as metas para o segundo semestre. Como conclusão das discussões, os membros da equipe da CDPD decidiram pela elaboração de um dossiê semestral que vai permitir uma melhor avaliação das atividades pedagógicas dessa unidade da Instituição.

No dossiê, segundo Felipe e Maristela, haverá informações relativas à atuação dos professores, dos estudantes e da equipe da coordenação. Uma das metas é que as reuniões de colegiados tratem de assuntos relacionados às questões pedagógicas, visto que foi constatado, no primeiro semestre de 2015, que as reuniões docentes têm tratado, exclusivamente, de questões administrativas.

Medir o desempenho
A pedagoga Melina Salgado disse que, atualmente, o campus não tem condições de verificar, objetivamente, qual o efeito de atividades como palestras ou visitas técnicas sobre o aprendizado das turmas. Com tudo registrado no dossiê, será possível, por exemplo, cruzar dados e medir a relação dessas ações com o resultado das turmas.

Ela lembrou que já ocorreram casos em que o professor verificou risco de resultados negativos, como possíveis reprovações, e a Coordenação Pedagógica realizou diálogo com os estudantes, evitando danos. Com o sistema de dossiê, os técnicos em assuntos educacionais do campus podem medir instantaneamente os riscos de reprovação ou evasão e atuar de forma preventiva.

Estrutura e qualificação
A atual coordenadora e o ex-coordenador detalharam que a Coordenação Pedagógica está dividida administrativamente para atendimento aos cursos. São cinco setores dentro da CDPD: um administrativo, sob a responsabilidade da servidora Carine Alencar; um responsável pelos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC's), pelo qual responde a servidora Melina Ribeiro; o TAE Felipe Serra responde pelo atendimento às questões do Curso Técnico em Comércio; a Licenciatura em Letras está sob a responsabilidade da servidora Ana Paula Santiago Seixas; e o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais ainda não tem um servidor determinado.

Toda a equipe da CDPD está participando de cursos de qualificação. Dos cinco membros, quatro estão cursando mestrado e um está realizando uma pós-graduação lato sensu.