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NAPNE do Campus Taguatinga Centro discute perda auditiva e aprendizagem da língua oral

Criado: Quarta, 19 de Agosto de 2015, 19h08 | Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2015, 19h08 | Última atualização em Quarta, 19 de Agosto de 2015, 19h08 | Acessos: 1447

A Coordenação de Ações Inclusivas (CDIN) da Pró-reitoria de Extensão (PREX), em parceria com a Coordenação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Taguatinga Centro, organizaram na sexta-feira, 14 de agosto, a palestra intitulada “a perda auditiva e suas implicações na aprendizagem da língua oral” ministrada pela professora Margot Latt Marinho.

Margot é doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Educação para Deficientes Auditivos. A coordenadora substituta da CDIN, Ana Roberta Crisóstomo de Morais, ressalta que “a professora Margot tem larga experiência no trabalho com alunos surdos”.

O objetivo da ação, de acordo com a coordenadora, foi “sensibilizar o corpo docente a respeito da necessidade de se utilizar estratégias diferenciadas para os alunos surdos”. Foi explicado aos professores como o aluno surdo percebe as línguas, não somente o português, mas também outros idiomas. Buscou-se auxiliar os docentes em metodologias de trabalho com esse público. Durante a palestra, foram apresentados detalhes de como se deve avaliar o estudante surdo no ensino de idiomas, obtendo dele o máximo de aprendizagem.

“A ideia da palestra foi fazer com que os servidores compreendam a forma como o surdo percebe a língua portuguesa e daí como ele pode se expressar em outro idioma. Mesmo utilizando a linguagem de sinais, o estudante pode aprender a ler e a escrever em qualquer idioma, desde que utilizada a metodologia correta”, diz Roberta. 

Participaram da palestra, representantes da Reitoria e dos campi Taguatinga, Taguatinga Centro, Gama e Planaltina. Segundo Roberta,  a atividade foi direcionada para os servidores da instituição para que todos ficassem à vontade ao fazerem perguntas e discutirem a situação de estudantes surdos.

 

 

 

 

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