Página inicial > Recanto das Emas > Mais de 60% dos estudantes do Curso Técnico em Comércio querem abrir seu próprio negócio

Criado: Segunda, 24 de Agosto de 2015, 12h46 | Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2015, 12h47 | Última atualização em Quarta, 02 de Novembro de 2016, 09h02 | Acessos: 2507

Pesquisa realizada pelo professor Eduardo Dias Leite e publicada na revista “Negócios em Projeção” do segundo semestre de 2015 aponta que 62% dos estudantes do Curso Técnico em Comércio do Campus Taguatinga Centro tem um “forte interesse” em abrir seu próprio negócio.

O artigo de Eduardo Dias Leite tentou compreender se o Instituto Federal de Brasília consegue desenvolver, nos seus estudantes, o interesse pelo empreendedorismo. Buscou-se, também, verificar se o Instituto fornece, aos alunos, as ferramentas necessárias para que possam empreender. O texto publicado está intitulado “Aprendizagem Empreendedora para o Desenvolvimento de Regiões Brasileiras: o fomento de competências na formação acadêmica do Instituto Federal de Brasília”.

O levantamento revelou, ainda, que para 71% dos matriculados no Curso Técnico em Comércio, o IFB capacita o discente de forma adequada para abrir o seu próprio negócio. Eles consideram que a grade curricular, carga horária e infraestrutura do curso são suficientes para preparar o estudante a desenvolver uma atividade empreendedora.

Esse grupo de 71% que fazem uma avaliação positiva do IFB, afirmam que o curso promove a troca de experiências nas diversas atividades, mostra os melhores caminhos e formas de levar o empreendimento a prosperar; mostra os passos para abrir uma empresa, oferece as ferramentas teóricas necessárias para o empreendedor abrir o seu negócio e dá uma visão técnica e prática para se iniciar uma atividade empreendedora.

Entre os 29% dos estudantes que perceberam que o incentivo ao empreendedorismo pode melhorar no curso, as principais sugestões apontadas foram aumentar o mínimo de visitas a empresas e a participação em palestras e eventos juntos às entidades que trabalham com empreendedorismo, nas esferas federal e estadual.

Veja a pesquisa completa
A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2014. Para ler o artigo completo acesse a página da revista aqui.