Agroecologia é o tema da primeira rodada de negócios da V Semana de Produção Científica
Propor soluções, diretrizes e fomento para a agroecologia. Esse foi o foco da primeira Rodada de Negócios realizada durante a V Semana de Produção Científica do Instituto Federal de Brasília (IFB). O encontro teve como tema Agroecologia e aconteceu na manhã desta quarta-feira, 16 de setembro.
A reunião foi conduzida pelo reitor do IFB, Wilson Conciani, e teve a participação de representantes de cooperativas como a Rede Terra, Sindiorgânico e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) – DF.
Na oportunidade, foram discutidas propostas para o setor agroecológico, no segmento tecnológico, certificação, cooperativismo, financiamento, assistência técnica, formação e qualificação.
“Precisamos fazer o arranjo da agricultura familiar e orgânica da forma que a sociedade precisa. Devemos ter o compromisso de dar condições para evoluírem tecnicamente”, disse o reitor.
Para o diretor da cooperativa Rede Terra, Zizo Simion, unir os saberes irá contribuir para o desenvolvimento do campo.
“As ações de tecnologia desenvolvidas pelo IFB ajudam no desenvolvimento da agricultura familiar, em que os jovens têm a oportunidade de se qualificarem e levarem o conhecimento para a zona rural. Atualmente 53 filhos de cooperados estudam na instituição”, disse.
Rodadas de Negócios
Durante os três dias de evento, estão previstas seis rodadas de negócios, sendo duas por dia: uma pela manhã e outra no período da tarde. As reuniões reúnem representantes do IFB e de empresas envolvidas em temas específicos. As próximas rodadas serão com organizações que atuam nas áreas de Gastronomia e Moda.
Até a próxima sexta-feira, 18 de setembro, o gabinete da reitoria do IFB estará despachando, em tempo integral, no Campus Taguatinga. “O evento é uma oportunidade de estreitar laços com o empresariado do Distrito Federal. Tenho certeza que daqui sairão muitos projetos positivos para nossa instituição”, finaliza o reitor.
Redes Sociais