Página inicial > Reitoria > Feira de Estágio e Emprego aproxima IFB do setor produtivo do DF

Feira de Estágio e Emprego aproxima IFB do setor produtivo do DF

Criado: Sexta, 18 de Setembro de 2015, 12h01 | Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2015, 12h01 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2015, 12h11 | Acessos: 2586

Aproximar o Instituto Federal de Brasília (IFB) do setor produtivo do Distrito Federal. Esse era o objetivo da Feira de Estágio e Emprego, que encerrou nesta quinta-feira, 17, no Campus Taguatinga. E, segundo o coordenador de Estágio do IFB, Tiago Borges dos Santos, o objetivo foi plenamente alcançado. “Para o primeiro evento, o resultado foi muito positivo. Realmente foi um momento de grande aproximação com o setor produtivo do DF”, avalia o coordenador.

Os balcões ficaram lotados durante a Feira de Estágio e Emprego do IFBDurante os dois dias de evento, 18 instituições estiveram presentes na feira, entre empresas, agentes de integração estágio-emprego e associações e sindicatos empresariais. Riane Portela esteve representando o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Segundo ela, foram realizados mais de 40 cadastros de estudantes do IFB com a instituição, para preenchimento de futuras vagas de estágios. “O evento foi muito proveitoso. O mercado está bastante voltado para os cursos que o IFB vem ofertando”, analisa.

Vitória Santos, estudante do cursos Técnico Controle Ambiental do Campus Samambaia, foi uma das que realizaram o cadastro de estágio. A aluna comemorou a possibilidade que o evento proporcionou. “A feira foi uma grande oportunidade, facilitando o nosso cadastro. Estamos com muitas expectativas”, comemora.

Legado

Os resultados da Feira foram além dos números de cadastros realizados. “Na verdade, a aproximação começou antes mesmo do evento começar. Junto com os coordenadores de estágio dos campi, começamos os contatos com as empresas para participar da feira. Então, mesmo àquelas que não puderam participar, já conheceram a instituição e deixaram as portas abertas para o IFB”, relata Tiago.

Além das empresas que participaram do evento nos balcões, outras tantas vieram para visitar as atividades e conhecer os projetos realizados pelos servidores e estudantes do IFB. Outro ponto de destaque da Feira, foram as chamadas “Rodadas de Negócios”, uma sala onde docentes e empresários de determinada área alinhavam estratégias e projetos em comum ou conversavam sobre o perfil do estudante que o mercado está mais necessitando.

“A aproximação começou aqui e o IFB passa a ser um pouco mais conhecido no setor produtivo. Agora, a proposta é continuar trabalhando com as empresas nos campi. A feira foi o ponto alto de um relacionamento que deve acontecer o ano inteiro”, finaliza o coordenador.

A Feira de Estágio e Empregos aconteceu junto com a V Semana de Produção Científica do IFB, sob organização da Coordenação de Estágio dos campi e da Pró-Reitoria de Ensino.