Página inicial > Reitoria > Desafio de Projetos estimula alunos para pesquisa com foco no ensino

Desafio de Projetos estimula alunos para pesquisa com foco no ensino

Criado: Sexta, 18 de Setembro de 2015, 12h44 | Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2015, 12h44 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 10h00 | Acessos: 1243

Alunos apresentando os projetos para banca do CNPqDurante a V Semana de Produção Científica, realizada pelo IFB no Campus Taguatinga, alunos de diversos cursos e campi da instituição tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos inovadores, por meio da Sala de Desafios de Projetos, uma proposta de desenvolvimento de ideias, voltadas para a melhoria do ensino em sala de aula.

Com o tema “É Assim Que Eu Quero Aprender”, os alunos foram desafiados a criar projetos que solucionassem os problemas metodológicos enfrentados dentro do ambiente escolar.

Os estudantes tinham sete minutos para apresentar, de forma criativa, a uma banca avaliadora formada por pesquisadores do CNPq, as soluções encontradas. “O foco da iniciativa é criar ideias para tornar as aulas mais atraentes. É um incentivo ao contato do aluno com o mundo da pesquisa, seguindo todas as normas científicas”, disse a professora do Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul) Elisabeth Stumpf.

Durante a realização do desafio, os alunos – divididos em grupos de no máximo três componentes – tiveram pouco mais de 24 horas para idealizar o projeto, montar os slides e organizar a apresentação. “As ideias estavam muito boas; conseguimos desenvolver a criatividade, o trabalho em equipe e a percepção dos alunos referente às metodologias usadas pelos professores, o que irá contribuir para que os docentes reflitam sobre a proposta pedagógica utilizada atualmente”, disse a professora.

O reitor do IFB, Wilson Conciani, esteve presente no desafio e elogiou a iniciativa e a importância do contato dos alunos com o mundo da pesquisa. “Vocês têm capacidade de criar ideias inovadoras. Podem e devem colaborar com a sua escola. As grandes revoluções nasceram de cabeças ousadas, que souberam fazer a diferença”, disse Conciani.

Os melhores projetos serão divulgados ainda nesta sexta-feira e serão premiados com recursos, durante três meses, para aprofundamento e melhor desenvolvimento da proposta apresentada.