Página inicial > Reitoria > V Semana de Produção Científica aproxima IFB da comunidade do Distrito Federal

V Semana de Produção Científica aproxima IFB da comunidade do Distrito Federal

Criado: Sexta, 18 de Setembro de 2015, 19h03 | Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2015, 19h03 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2015, 08h51 | Acessos: 1463

Foram três dias de muito aprendizado e troca de experiências. Em sua quinta edição, a Semana de Produção Científica do Instituto Federal de Brasília (IFB), que aconteceu em conjunto com a Feira de Estágio e Emprego e o Seminário de Inovação Tecnológica, teve a presença de profissionais e estudantes de Institutos Federais de Minas Gerais e Goiás. Ao todo, passaram pelo evento mais de 2600 visitantes, entre alunos e professores da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, empresários, políticos e pessoas da sociedade em geral.

Os participantes puderam prestigiar a apresentação de pesquisas, projetos, mostras, palestras, atividades culturais e exposições, o que propiciou uma maior proximidade do Instituto com a comunidade, é o que avalia o reitor do IFB, Wilson Conciani.

“A proposta serviu para o encontro do IFB com a comunidade. As diversas escolas que aqui estiveram puderam conhecer o Instituto e os seus cursos. As empresas que vieram aqui conheceram o instituto e o potencial que nossos alunos têm para resolver os problemas, trabalhar e bem servir as empresas deles. Sobretudo, aqui se viu a capacidade criativa e tecnológica dos nossos estudantes, que resolvem problemas e apresentam soluções, como foi vista aqui”, disse o reitor.

Na visão dos avaliadores da Feira de Inovação, Michele de Moraes – pesquisadora em Propriedade Industrial do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e Antônio Guedes – consultor do Sebrae, os produtos apresentados conseguiram identificar as oportunidades dentro da realidade regional. “Os projetos foram muito interessantes, tivemos diferentes aplicações, alguns voltados para o ensino e outros para o mercado, mas todos com enfoque tecnológico”, afirma Michele de Moraes.

Campus Planaltina: Mais uma vez, destaque!

O Encerramento do encontro foi marcado pela premiação dos trabalhos apresentados pelos alunos do IFB. Ao todo, 100 projetos, sendo que 31 foram do Campus Planaltina, que levou 11 dos 22 prêmios. Planaltina foi destaque também por estar presente em todas as atividades do evento.

Heloísa Falcão é professora do campus e orientadora de projetos que foram apresentados. Ela atribui esse bom desempenho ao sucesso dos alunos. “Nossos alunos são realmente muito comprometidos e dedicados. O nosso papel, enquanto professores, é estimular, é dar condições de eles estarem presentes. Mas quem faz as coisas acontecerem são eles, os alunos”, conta a professora.

Milena Ketlen tem 15 anos e é estudante do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Ela apresentou um projeto que consistiu em avaliar as consequências da falta de aulas práticas no curso técnico. “Chegamos à conclusão de que hoje em dia não há como uma instituição de porte federal formar um aluno que não tenha base do que vai ser o mercado de trabalho, porque o mercado de trabalho cada vez mais exige pessoas qualificadas, e, no nosso caso, a prática é um dos principais fatores para essa qualificação”, é em que acredita a aluna.

A Semana de Produção ainda nem havia terminado quando surgiram ideias que podem estar novamente entre as propostas do campus premiadas no próximo ano. “A partir daqui já surgiram novas ideias. A única coisa que eu faço é estimular os alunos a procurar desenvolver essas ideias. Eu sirvo como uma facilitadora, uma promotora dessas ideias que eles têm”, finalizou a professora Heloísa Falcão.