IFB marca presença na 12.ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Com o tema Luz, Ciência e Vida, teve início nesta segunda-feira, 19, a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento organizado em parceria pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e realizado simultaneamente em todo o território nacional. Em Brasília, a SNCT ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A abertura oficial ocorrerá nesta terça-feira, 20, às 15h. O evento, gratuito e aberto à visitação pública, tem como foco promover a aproximação da ciência e da tecnologia com a população. A programação seguirá até o domingo, 26.
Em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), o estande do MEC vai oferecer aos visitantes a participação em oficinas gastronômicas e de processamento de alimentos. Durante toda a semana, 17 oficinas serão realizadas, oportunidade para acompanhar as dicas de professores sobre o processo de preparo de alimentos e bebidas.
Dentre as oficinas abertas ao público estão: produção de cerveja com ingredientes do cerrado; cozinha internacional; confeitaria – bombons e trabalhos com chocolate; cozinha internacional do sudeste asiático – thai curry de frango com arroz jasmim; alimentação funcional sem glúten; gastronomia do cerrado; vinho artesanal; oficina de linguiça artesanal; oficina de minimamente processados; oficina de verrine; oficina de fabricação de paletas funcionais.
O estande do MEC tem mais de 700m². No espaço estarão expostos projetos de pesquisa aplicada financiados com recursos públicos e que são desenvolvidos por pesquisadores e bolsistas dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
Inovação
O estande também abrigará uma competição de robótica e duas oficinas de inovação – MedHacker e Colmeia. De forma geral, as oficinas contarão com a participação de estudantes dos institutos federais das áreas de informática, engenharias, construção civil e gestão pública. Divididos em equipes, eles terão a tarefa de desenvolver soluções práticas para demandas da sociedade, por meio do trabalho colaborativo.
Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec
Redes Sociais