Página inicial > Reitoria > Oficinas de Gastronomia e Processamento de Alimentos movimentam estande do MEC na SNCT

Criado: Quarta, 21 de Outubro de 2015, 16h36 | Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2015, 16h36 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2015, 16h55 | Acessos: 2306

Produção de vinhos e cervejas, receitas com frutos do cerrado, pratos da cozinha internacional, processamento de alimentos, doces e confeitaria e alimentos funcionais sem glúten são algumas das opções que estão abertas ao público que visita o estande do Ministério da Educação na 12ª SNCT, em uma das 17 oficinas de Gastronomia ofertadas por professores do Instituto Federal de Brasília (IFB). As oficinas são abertas ao público de forma gratuita e seguem até sexta-feira, 23.

Concorridas, as oficinas têm atraído um grande público de entusiastas e curiosos. Eles aprendem novas receitas e ainda participam da degustação dos pratos produzidos. Não foi diferente com a oficina de petit gateau de baru com calda de cajá, ministrada na tarde da terça-feira, 20, pela professora Rejane Oliveira. Faltou espaço. Ela explicou a origem do prato. Petit Gateau é um pequeno bolo, mas nem todo pequeno bolo é petit gateau. A base da receita são as gemas e a manteiga, que dão a textura”, completou.

A estudante do curso Técnico em Cozinha do IFB Edinê Braz também participou da atividade. Outro que acompanhou atentamente a oficina foi Felipe Viveiros. O jovem cursa o Técnico em Gastronomia no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e está estagiando em Cozinha Brasileira com a professora do IFB.

A respeito da escolha dos ingredientes, como baru e cajá, Rejane destacou “a importância de se fazerem experimentações e de se recuperarem ingredientes nativos dos biomas brasileiros”, afirmou. A professora também falou dos importantes nutrientes que são encontrados nos frutos do cerrado.