Página inicial > Reitoria > IFB é destaque no Distrito Federal em censo dos grupos de pesquisa realizado pelo CNPq

Criado: Segunda, 26 de Outubro de 2015, 09h27 | Publicado: Segunda, 26 de Outubro de 2015, 09h27 | Última atualização em Segunda, 26 de Outubro de 2015, 09h35 | Acessos: 969

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o censo de 2014 sobre os grupos de pesquisa do país cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP/CNPq).

Os dados do censo têm origem nos dados de cada grupo cadastrado por seus líderes e nos currículos lattes dos pesquisadores, estudantes e técnicos vinculados a cada grupo de pesquisa. O órgão responsável pela gestão e geração de informações sobre os grupos de pesquisa do IFB no DGP/CNPq é a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).

No censo 2014, o Instituto Federal de Brasília (IFB) contabilizou 56 grupos de pesquisa, distribuídos nas áreas de Ciências Humanas (25%); Engenharias e Computação (21%); Linguística, Letras e Artes (16%); Ciências Agrárias (14%); Ciências Sociais Aplicadas (11%); Ciências Exatas e tda Terra (7%); e Ciências Biológicas (5%). Dentre as dez maiores instituições do DF no DGP/CNPq (atualmente o DF conta com 27 instituições cadastradas no diretório, segundo a base corrente de dados), o IFB é a terceira maior em número de grupos de pesquisa, possuindo em seus grupos 264 pesquisadores (5° instituição em n° de pesquisadores) e 188 estudantes (5° instituição em n° de estudantes).

Os dados do censo 2014 dos grupos de pesquisa do país demonstram a consolidação da pesquisa desenvolvida no IFB na formação profissional e tecnológica.

Para saber mais sobre o censo 2014, clique aqui.

Para acessar painel interativo para comparação das informações dos censos, clique aqui.