Página inicial > Reitoria > IFB prepara-se para ofertar cursos na modalidade Proeja em todos os campi até 2017

Criado: Quarta, 11 de Novembro de 2015, 20h18 | Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2015, 20h18 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 10h36 | Acessos: 1464
Equipe da Pró-Reitoria de Ensino em visita técnica

O Instituto Federal de Brasília (IFB) segue o planejamento para ofertar, da melhor forma possível, até 2017, cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em todos os 10 campi da instituição.

Atualmente, nessa modalidade, são ofertados os cursos Técnico em Administração (Campus Gama), Técnico em Edificações (Campus Samambaia) e Técnico em Artesanato (Campus Taguatinga). As outras setes unidades estão em fase de construção dos planos dos novos cursos.

Para ajudar nessa estruturação, a Pró-Reitoria de Ensino (PREN) organizou uma formação com a professora Márcia Castilho, referência na temática no Distrito Federal. Foram realizados dois debates amplos e uma oficina para criação dos planos, em cada um dos sete campi.

A terceira etapa acontecerá em 2016, quando a professora Marcia voltará aos campi para acompanhar o andamento dos planos, a finalização e o encaminhamento para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. A previsão é que, até 2017, todos os campi do IFB ofertem Proeja.

Visitas

Além dos encontros nos campi, a PREN está realizando uma série de visitas técnicas para compartilhar reflexões e experiências de sucesso com a Educação de Jovens e Adultos.

No final do mês passado, o local escolhido foi a Escola Técnica de Ceilândia. Carolina Mendes, coordenadora de Ensino Técnico da PREN, conta que a proposta foi conhecer processos práticos, como a relação dos alunos com a escola, o trabalho dos professores, o que a escola disponibiliza para os alunos e as formas de integrar a educação profissional com a educação de jovens e adultos.

“Foi possível procurar experiências positivas e estratégias de sucesso na educação de jovens e adultos, pois a gente entende que a oferta do Proeja é um desafio, não só institucional, mas é um desafio nacional”, finaliza.