Página inicial > Reitoria > IFB inaugura três novos campi nas cidades de São Sebastião, Riacho Fundo e Ceilândia

Criado: Quarta, 09 de Dezembro de 2015, 14h32 | Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2015, 14h32 | Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2015, 14h32 | Acessos: 2618

Reitores e ministro da educação com a placa de inauguração Essa terça-feira, 8 de dezembro, marcou avanços e conquistas na educação profissional e tecnológica no Distrito Federal. Foram entregues às cidades de São Sebastião, Riacho Fundo e Ceilândia unidades do Instituto Federal de Brasília. A solenidade de inauguração simultânea dos campi aconteceu nessa terça-feira, em São Sebastião, e contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante; do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Feres; dos diretores-gerais dos campi inaugurados, dentre outras autoridades, e da comunidade do IFB.

Na ocasião, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lembrou os benefícios sociais e o desenvolvimento econômico que a implementação dos campi trará para comunidades. “ Eu andei por São Sebastião e acho este o prédio mais bonito da região. Tem gente que talvez não ache, mas este é o prédio mais importante da região. É uma estrutura que pode mudar esta cidade”, afirmou o ministro.

Em seu discurso, Rodrigo Mendes, diretor-geral do Campus São Sebastião, falou em nome dos diretores dos Campi Ceilândia, Tarcísio Kuhn Ribeiro, e Riacho Fundo, Sérgio Barbosa. Para ele, com a entrega dos novos campi o IFB consegue trazer a educação pública de qualidade para lugares onde antes ela não alcançava.

“A solução para nossa sociedade nunca vai ser fechar escolas e oprimir estudantes e professores, mas sim abrir mais e melhores centros de educação e disseminação do conhecimento. Que esses campi retornem para a sociedade todo investimento e esperança neles depositados”, disse o diretor do Campus São Sebastião.

Já o reitor do IFB, Wilson Conciani, mais do que promover a educação de qualidade, o papel do instituto é promover a transformação social e de vida das pessoas. “Ter um campus de um Instituto Federal pode parecer relativamente simples, mas na verdade abrir um campus de um Instituto Federal implica trazer transformação de vida, trazer mudança de pessoas, da comunidade e da sociedade. E é isso que o IFB veio fazer, colocar um campus em regiões onde de fato é demandada a educação profissional”, compartilhou Conciani.

Os Campi

As três unidades – Ceilândia, São Sebastião e Riacho Fundo – foram construídas a partir de um mesmo projeto, com algumas pequenas peculiaridades em relação aos espaços dos Laboratórios Especiais, que atendem às diferentes áreas de atuação.

Entregues nos meses de junho, julho e agosto deste ano, as unidades possuem igualmente 6.134 m² de área construída e são compostas de 6 blocos, contendo uma unidade de:

- Biblioteca com 2 pavimentos;

- Auditório com 159 lugares;

- Laboratórios Especiais;

- Ginásio de Esportes;

- Espaço de Vivência/Lanchonete; e

- Bloco de 2 pavimentos abrigando a área Pedagógica e Administrativa, composto por 13 salas de aula, com acesso por escadas e rampa.

Foram incorporados mecanismos de sustentabilidade com uso de torneiras automáticas com temporizador e caixa acoplada nos banheiros, reduzindo o consumo de água, reservatório de aproveitamento da água da chuva, brises para amenizar os efeitos dos raios solares, sistema de drenagem de águas das chuvas captadas por meio de bueiros, caixas e grelhas, que seguem até as lagoas para serem levadas para a rede da CAESB.

A acessibilidade também foi um dos principais elementos observados na construção das unidades: sanitários e portas adaptadas, corrimãos, desníveis, sinalização tátil, bem como espaços e mobiliários reservados para portadores de necessidades especiais.

*Foto:: MEC