Página inicial > Reitoria > IFB recebe alunos do Programa de Iniciação Científica

IFB recebe alunos do Programa de Iniciação Científica

Criado: Sexta, 04 de Março de 2016, 17h51 | Publicado: Sexta, 04 de Março de 2016, 17h51 | Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2016, 17h52 | Acessos: 1229

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) do Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou, nesta sexta-feira, 4 de março, o II Encontro de Bolsistas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, no Campus Brasília. O programa é financiado pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e contempla estudantes de nível superior selecionados por edital. Ao todo, são destinadas 30 bolsas para alunos da instituição.

Coordenado pela equipe da PRPI, o encontro reuniu bolsistas e orientadores. O objetivo foi apresentar o programa de Iniciação Científica, conceitos, direitos e deveres, além de promover algumas reflexões sobre a importância do projeto na formação dos alunos de graduação e ao mesmo tempo dar as boas vindas aos novos pesquisadores.

“É uma chance quase única na vida acadêmica dos alunos e uma ótima oportunidade de desenvolver a pesquisa. Além de desmitificar a ideia de que fazer uma pós-graduação seja algo difícil, por exemplo. O principal objetivo do programa é atrair bons alunos para a Iniciação Científica, para que eles sejam treinados na coleta de dados, desenvolvam a pesquisa e sejam melhores profissionais no futuro”, explica o professor de fitopatologia Dirceu Macagnan, orientador do programa.

A aluna Andreia Cruzeiro fala da experiência de fazer parte do Programa de Bolsas de Iniciação Científica. “É a segunda vez que participo. Sou estudante e agroecologia é essa é uma área que me sinto a vontade para pesquisar e me motiva a adquirir mais conhecimento. O projeto vai contribuir também para o meu Trabalho de Conclusão de Curso e futuramente quero desenvolver e melhorar o meu currículo”, afirma.