Página inicial > Reitoria > Roda de conversa é realizada entre alunos do EMI e alunos surdos

Roda de conversa é realizada entre alunos do EMI e alunos surdos

Escrito por Déborah Queiroz da Silva | Criado: Terça, 19 de Abril de 2016, 18h30 | Publicado: Terça, 19 de Abril de 2016, 18h30 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 16h25 | Acessos: 914

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado (EMI) do Campus Taguatinga e os alunos surdos do curso Técnico em Serviço Público do Campus Brasília participaram, na última sexta-feira, 15 de abril, de uma roda de conversa para trocar experiências. Os estudantes surdos puderam contar um pouco de sua trajetória de vida, sobre como aprenderam a se comunicar, suas dificuldades em um país que ainda não fornece a estrutura necessária para que possam realmente integrar as pessoas e a falta que faz a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no dia a dia.

Já os alunos do EMI aproveitaram a oportunidade para contar sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) em que participam na área de acessibilidade e comunicação das aulas de Libras que realizam no campus.

“Os alunos do EMI informaram que estavam ali para conhecê-los melhor, e saber um pouco de como poderiam ser uteis na vida de pessoas surdas, e como cidadãos, com a consciência de que somente conhecendo pode-se incluir, reconhecendo que devem partilhada necessidade do próximo. Acreditando que embora jovens possam sim contribuir com a garantia da acessibilidade comunicacional”, explica a professora e coordenadora do projeto, Girlane Maria Florindo

Durante o encontro, os participantes demonstraram grande satisfação em saber do projeto e falaram um pouco sobre a sua importância em facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes. Os alunos surdos utilizaram-se de palavras motivadoras, incentivando o projeto a caminhar cada vez mais e romper estas barreiras. Com isso, foi aberto um espaço para perguntas, onde todos os estudantes ouvintes puderam tirar suas dúvidas.

Ao final da roda de conversa, houve uma confraternização com um lanche promovido pelo Núcleo de Atendimento das Pessoas com Necessidades Específicas do Campus Taguatinga. O encontro contou também com a participação das intérpretes Cássia e Simone, do Campus Brasília, da bolsista Aline Vitória Macedo e do voluntário Luan Castro França, todos envolvidos no projeto.