Página inicial > Reitoria > IFB realiza reunião para discutir possibilidade de curso de Português para imigrantes e refugiados

Criado: Quarta, 27 de Abril de 2016, 17h26 | Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2016, 17h26 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2016, 17h26 | Acessos: 2067

A Coordenação Geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Instituto Federal de Brasília recebeu membros da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, do Ministério da Justiça e do Instituto de Migrações e Diretos Humanos (IMDH), para discutir a possibilidade de se ofertar um curso de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados que vivem em Brasília. A reunião foi realizada no último dia 13 de abril, na sala da Pró-Reitoria de Extensão (PREX).

O Ministério da Justiça solicitou à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação 130 vagas do curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros, que serão ofertadas pelo IFB, por meio do Pronatec, após a homologação das vagas pelo MEC.

Segundo informações passadas durante a reunião, a situação dessas pessoas é precária e o desconhecimento da língua se torna uma barreira a mais para elas no processo de adaptação ao contexto social e profissional brasileiro. Com isso, a oferta desse curso será mais um desafio entre as turmas especiais que o Pronatec vem executando, nas modalidades Mulheres Mil e Pop Rua.