Página inicial > Reitoria > Processo seletivo para Projetos de Integração Pesquisa e Ação (PIPA) é aberto

Processo seletivo para Projetos de Integração Pesquisa e Ação (PIPA) é aberto

Criado: Quarta, 04 de Mai de 2016, 16h15 | Publicado: Quarta, 04 de Mai de 2016, 16h15 | Última atualização em Quinta, 19 de Mai de 2016, 12h14 | Acessos: 4236

O Instituto Federal de Brasília, por meio das Pró-Reitoria de Ensino, de Extensão e de Pesquisa e Inovação, abre inscrições para apresentação e seleção de propostas para apoio financeiro institucional de Projetos de Integração Pesquisa e Ação (PIPA), voltados à ação social e relação com mundo do trabalho no âmbito do IFB.

Podem ser proponente de projetos o servidor (docente e técnico-administrativo) que faz parte do quadro permanente do IFB, ou em cooperação técnica ou professor temporário/substituto, desde que comprove que o período de cooperação ou contrato é superior ao período do projeto. Além disso, o servidor precisa ser obrigatoriamente o coordenador do projeto e poderá coordenar somente uma proposta, não estando impedido de participar de outras propostas como membro da equipe.

As equipes responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos deverão ser compostas por servidores e discentes do ensino técnico e/ou superior. As linhas temáticas a serem desenvolvidas nos projetos devem ser de ação social, educação e o mundo do trabalho ou meio ambiente e promoção à saúde.

Os objetivos do programa são estimular o desenvolvimento de projetos de ação social, preferencialmente para populações e comunidades em situação de risco, contribuir para a formação intelectual, acadêmica e profissional dos estudantes, promover experiências exitosas que articulem ensino, pesquisa e extensão, estimular a produção, o desenvolvimento e a difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos, socioculturais e de inovação tecnológica e intervir nos contextos comunitários locais por meio da interação do instituto com a comunidade e realizar eventos conjuntos ou integradores, incentivando ações de inserção socioprofissional dos discentes.

Submissão das propostas

O prazo de entrega de projetos é até o dia 25 de maio. As propostas deverão ser encaminhadas por meio do Ambiente para Gestão Integrada de Projetos em Pesquisa e Inovação (AGIPPI), disponível no site pesquisa.ifb.edu.br. O proponente deverá efetuar seu cadastro no sistema para a submissão da proposta, além de providenciar os documentos exigidos no edital.

Para mais informações, acesse o edital.

Acesse os anexos editáveis abaixo:

Anexo I - Descrição das Diretrizes Específicas

Anexo II - Formulário da Proposta de Projeto

Anexo III - Carta de anuência e apoio ao projeto de extensão pela instituição parceira

Anexo IV - Interposição de Recurso contra o resultado preliminar

Anexo V - Relatório final do projeto

Anexo VI - Relatório de atividades executadas pelo discente bolsista ou voluntário