Página inicial > Reitoria > O aprimoramento da gestão da propriedade intelectual no IFB

O aprimoramento da gestão da propriedade intelectual no IFB

Criado: Terça, 07 de Junho de 2016, 16h17 | Publicado: Terça, 07 de Junho de 2016, 16h58 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2016, 17h38 | Acessos: 1750

A gestão das atividade de propriedade intelectual nas instituições que desenvolvem pesquisa é um desafio, sobretudo em relação à proteção de ativos intangíveis por meio da propriedade intelectual e sua transposição para o mercado, o que configura, de fato, a inovação e a difere da invenção.

No intuito de desenvolver o campo da transferência de tecnologia no Instituto Federal de Brasília, o Professor Valdemir Pinto, atual coordenador de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, participará do "Colóquio em Transferência de Tecnologia e Licenciamento" promovido pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) em conjunto com o Centro Internacional de Estudos em Propriedade Industrial (CEIPI), com suporte do Instituto Nacional de Propriedade Industrial da França.

O curso tem o objetivo de desenvolver conhecimentos e habilidades relacionadas aos diferentes tipos de transferência de tecnologia para gestores de instituições de pesquisa e desenvolvimento. Serão abordados também o marketing, avaliação e negociação em propriedade intelectual nas habilidades de licenciamento. O curso visa beneficiar países em desenvolvimento e com economia em transição.

O evento ocorrerá na Universidade de Estrasburgo, França, no período de 13 a 24 de junho de 2016. A ida do servidor ao evento foi possibilitada pelo apoio financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que arcou com os custos envolvidos. O Campus Ceilândia, atual lotação do servidor, forneceu o apoio necessário para a continuidade das atividades do professor no período de realização da curso.

Clique aqui para mais informações sobre o curso.