Página inicial > Reitoria > Você é aluno do 1.º ou 2.º do Ensino Médio Integrado? Seja um representante do DF no Parlamento Juvenil do MERCOSUL

Criado: Quinta, 11 de Agosto de 2016, 09h22 | Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2016, 09h22 | Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2016, 10h40 | Acessos: 1422

Atenção, estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio Integrado. Quer ser porta voz do Distrito Federal e do Brasil? Estão abertas as inscrições para candidatos a representantes no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM).

O interessado em se candidatar deve estar matriculado e frequentando regularmente o 1º ou 2º ano de curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em uma instituição da Rede Federal; ter boa atuação escolar (frequência, conduta e rendimento); adaptar-se facilmente à convivência com pessoas de diferentes culturas e crenças religiosas, e ter disponibilidade e autorização dos pais para realizar viagens nacionais e internacionais, todas acompanhadas pelo MEC. Os custos para a participação serão subsidiados pelo MEC, exceto o traslado da cidade de origem até o aeroporto.

Para participar do processo seletivo, além da ficha de inscrição e dos documentos comprobatórios descritos no edital, o estudante também deverá elaborar um projeto de protagonismo juvenil que contemple a sua realidade local. O tema do edital desse ano é “O Ensino médio que queremos”. O projeto deve ser enviado, até o dia 24 de agosto, à Pró-Reitoria de Ensino na Reitoria do IFB, em envelope lacrado contendo a identificação do campus, do estudante e nome do curso.

Mais informações, acesse o edital ou procure a Coordenação de Ensino do seu campus.

O Parlamento

O principal objetivo do PJM é favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação – inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Durante o mandato de dois anos (2016 a 2018), os parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados irão elaborar propostas que contemplem as necessidades e anseios comuns ao MERCOSUL.