Página inicial > Reitoria > Aberto a V Edição do Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva

Aberto a V Edição do Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva

Criado: Segunda, 29 de Agosto de 2016, 12h33 | Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2016, 12h33 | Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2016, 13h03 | Acessos: 1739

Com o auditório do Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB) lotado, foi aberto, nesta segunda-feira, 29 de agosto, o Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva.

“O Fórum sempre nos traz uma oportunidade de discutir como temos acolhido e tratado as pessoas com deficiência. É importante abrir vagas, mas é mais importante dar condições para que essas pessoas desenvolvam conhecimentos, que aprendam e possam levar isso ao mundo do trabalho”, falou o reitor do IFB, Wilson Conciani, que compôs a mesa de cerimônia de abertura do Fórum.

Em sua quinta edição, o evento tem como tema “Desafios na Educação Profissional e Tecnológica: a diversidade que nos une”. Para o pró-reitor de Extensão do IFB, Giano Copetti, é um orgulho e felicidade consolidar um evento de inclusão no Brasil.

“Ano a ano, as temáticas está sendo ampliadas. Hoje temos 11 temáticas e a cada ano temos mais parceiros, que são instituições – não só do Distrito Federal, mas de todo país – que têm se associado com o IFB no sentido de fomentar inclusão e melhorar o atendimento educacional no país”, expõe o pró-reitor

Além do Conciani e Giano, a abertura contou com a presença do diretor-geral do Campus Riacho Fundo, Sérgio Gomes, e do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), Flávio Henrique de Souza.

Inclusão em Rede

O Fórum surgiu como uma necessidade de debate da temática dentro do Instituto Federal de Brasília, mas, com o tempo, acabou se tornando referência na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.

Elenice dos Reis vêm, pelo terceiro ano consecutivo, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para o evento. “Aqui, a gente consegue, por meio dessa integração, dessa troca de experiências, solucionar os problemas que são comuns. Às vezes, o IFB pode ter dificuldades que o IFMT já sanou, assim como nós temos algumas dificuldades que aqui já não são mais. É muito importante essa integração e a troca de experiências”, explica a servidora.

Para o pró-reitor de Extensão do IFB, o Fórum é um instrumento responsável por promover a ampliação da inclusão não só no IFB, como também na Rede Federal.

“Há dois anos, ficou consolidado no final do Fórum, que esse seria o evento de inclusão da Rede. Todos os IF's tem feito esforços para trazer servidores para debater a inclusão na rede e como formar pessoas que historicamente estiveram afastadas e hoje trazê-las para dentro da escola para ter uma formação e acessar o mundo do trabalho e garantir a sobrevivência com trabalho e renda”, finaliza Giano.

Programação

Após a cerimônia de abertura, o evento seguiu com uma homenagem às pessoas e instituições parceiras, que receberam o Diploma do Mérito Inclusivo na Educação Profissional e Tecnológica.

A coordenadora do Centro de Apoio ao Surdo (CAS) do Distrito Federal, Jenaína Alacoque, foi uma dessas homenageadas. “Hoje, aqui representando o CAS, é muito importante a iniciativa do IFB, que valoriza os profissionais e os trabalhos que estão sendo realizados na área da inclusão. Essa é uma ação que reconhece e afirma as nossas iniciativas”, analisa.

Em seguida, foi realizada a Conferência Magna “A Educação Profissional para as Pessoas com Deficiência: a docência, os limites e as possibilidades”, ministrada pela doutora e mestre em Educação, Loni Manica, que possui especialização em Equidade de Gênero, Educação especial e Orientação Educacional.

A primeira manhã de atividades foi encerrada com uma apresentação de dança do Grupo Namastê.

A programação segue até quarta, com mesas, palestras, oficinas e apresentação de trabalhos científicos, além de atrações culturais e exibição de filmes relacionados aos temas durante os intervalos do almoço.

O evento é uma realização da Pró-reitoria de Extensão (PREX), por meio da Coordenação de Ações Inclusivas (CDIN).

Acesse aqui a programação completa.

Veja mais fotos da primeira manhã do Fórum na fanpage do IFB no Facebook.