Página inicial > Reitoria > Encerrado Fórum que debate a Educação Inclusiva na Rede Federal

Encerrado Fórum que debate a Educação Inclusiva na Rede Federal

Criado: Sexta, 02 de Setembro de 2016, 13h19 | Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2016, 13h19 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2016, 13h43 | Acessos: 1260

Foi encerrado, nesta quarta-feira, 31 de agosto, o Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. O evento promovido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), que aconteceu durante três dias, contou com a participação de representantes de Institutos Federais de todas as regiões do país.

Maria Conceição dos Santos, servidora do Campus Barreiras do Instituto Federal da Bahia (IFBA), além de comparecer ao evento, trouxe duas estudantes surdas para também participar das discussões.

“Achei importante que as estudantes pudessem participar dos debates e contribuir com a discussão, para sabermos qual o olhar delas sobre o que estamos debatendo sobre os surdos na Rede Federal. E foi muito proveitoso. Estamos levando muitas sugestões a partir dos trabalhos apresentados aqui”, aponta a professora.

Rosilene Lima da Silva, servidora do Campus São Luís Maracanã do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), conta que foi a partir da participação dela na 3.ª edição do Fórum que surgiu a ideia para um projeto de pesquisa, que resultou no mestrado que está cursando atualmente.

“Eu vim no terceiro fórum e as discussões que vieram à tona aqui, muitas delas foram ao encontro do que eu percebia no meu cotidiano e partir daí construí um projeto de pesquisa e agora estou fazendo meu mestrado, falando sobre o NAPNE e sobre políticas públicas”.

Elenice dos Reis vêm, pelo terceiro ano consecutivo, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para o evento. “Aqui, a gente consegue, por meio dessa integração, dessa troca de experiências, solucionar os problemas que são comuns. Às vezes, o IFB pode ter dificuldades que o IFMT já sanou, assim como nós temos algumas dificuldades que aqui já não são mais. É muito importante essa integração e a troca de experiências”, explica a servidora.

Inclusão em Rede

O Fórum surgiu como uma necessidade de debate da temática dentro do Instituto Federal de Brasília, mas, com o tempo, acabou se tornando referência na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.

Para o pró-reitor de Extensão do IFB, o Fórum é um instrumento responsável por promover a ampliação da inclusão não só no IFB, como também na Rede Federal.

“Há dois anos, ficou consolidado no final do Fórum, que esse seria o evento de inclusão da Rede. Todos os IF’s têm feito esforços para trazer servidores para debater a inclusão na rede e como formar pessoas que historicamente estiveram afastadas e hoje trazê-las para dentro da escola para ter uma formação e acessar o mundo do trabalho e garantir a sobrevivência com trabalho e renda”, finaliza Giano.

O Fórum

Essa foi a 5.ª edição do Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. Nesse ano, o encontro teve como tema “Desafios na Educação Profissional e Tecnológica: a diversidade que nos une”.

O evento aconteceu de 29 a 31 de agosto e a programação contou com mesas, palestras, oficinas, apresentação de trabalhos científicos e atrações culturais, tudo ligado à temática de Inclusão.