Página inicial > Reitoria > Acordo de Cooperação entre IFB e SINDHOBAR  abre novas oportunidades de capacitação

Criado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 12h26 | Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 12h26 | Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 12h33 | Acessos: 1749

O Instituto Federal Brasília (IFB) assinou, nesta quarta-feira, 14 de setembro, um Acordo de Cooperação com o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Distrito Federal para atender as demandas de formação do setor. A proposta prevê a realização de cursos de capacitação profissional na área de Gastronomia, uma das principais vocações do Campus Riacho Fundo. Os cursos serão oferecidos na modalidade de Formação Inicial a Continuada e irão contemplar a atuação de profissionais no atendimento ao público, no aprimoramento dos serviços, em visitas técnicas, na realização de estágio supervisionado e na certificação profissional.

“A expectativa em relação a qualificação do setor é muito grande. Brasília é o terceiro pólo gastronômico do país, mas ainda temos muito a melhorar na prestação de serviços. São quase cem mil trabalhadores e, esta parceria vai atender hoje a demanda dos nossos clientes”, explicou Jael Antonio da Silva, Presidente do Sindhobar.

Na oportunidade, o Reitor em exercício, Adilson César Araújo, afirmou o compromisso do IFB com a Educação pelo trabalho em todos os níveis de formação. “A assinatura deste termo representa uma possibilidade concreta de trabalho para os nossos estudantes. O setor gastronômico tem um potencial muito forte no Distrito Federal e cabe a nós inserir os alunos com a qualificação necessária exigida pelo mercado”.

Campus Riacho Fundo já está em fase de programação das primeiras atividades e, além de cursos voltados para os profissionais de Gastronomia, futuramente, a ideia é ampliar a grade para profissionalização do setor de Hotelaria e Turismo. “Todos os atores ganham com esta iniciativa de fomento a economia. Além disso, o campus poderá apresentar o que já tem sido feito pelos nossos alunos”, afirmou, com entusiasmo, Sérgio Barbosa Gomes, diretor do Campus Riacho Fundo.

Responsável por ministrar o primeiro curso de Capacitação em Serviços de Cerveja, no Campus Riacho Fundo, a professora Tatiana Rotolo comenta sobre as oportunidades nesta qualificação. “Este curso oferecerá vários benefícios aos proprietários dos restaurantes e profissionais de bares e restaurantes. Os alunos poderão conhecer melhor sobre as tendências das cervejas especiais e montar uma carta das bebidas”. A programação do curso está prevista para outubro e serão de até 20 horas para não haver prejuízo para o horário de trabalho dos profissionais do setor.