Página inicial > Reitoria > IFB tem seu primeiro registro de programa de computador certificado pelo INPI

IFB tem seu primeiro registro de programa de computador certificado pelo INPI

Criado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 16h16 | Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 16h16 | Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 16h31 | Acessos: 1270
O programa de computador "Em números" desenvolvido pelo servidor técnico-administrativo Filipe de Morais Cangussu Pessoa, lotado na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, obteve o certificado de registro de programa de computador pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esse é o primeiro registro de programa de computador em que o Instituto Federal de Brasília é o único titular. Os demais registros são em regime de co-titularidade com outras universidades.

O programa "Em números" faz referência à plataforma "IFB em números" que é uma espécie de Portal da Transparência do Instituto Federal de Brasília. Devido ao grande número de acesso (todos estados do Brasil e alguns países) aliado ao interesse de outras instituições em conhecer a plataforma é que foi proposto o programa "Em números" no qual a instituição interessada, principalmente os Institutos Federais, podem agregar seu nome e customizar a ferramenta de acordo com suas especificidades.

O "Em Números" surgiu da necessidade de reunir em um só ambiente, informações e indicadores do IFB que fossem, simultaneamente, uma ferramenta para os gestores e uma fonte de consulta de qualquer cidadão interessado em conhecer os números da entidade. "Do ponto de vista pessoal, o desenvolvimento da plataforma foi uma grande satisfação para mim e só tenho a agradecer o ambiente organizacional propício à inovação proporcionado pelo IFB", relatou o autor do programa, Filipe de Morais.

A parceria com a Coordenação de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação foi fundamental para que o processo junto ao INPI tramitasse sem diligências e com celeridade. Acesse aqui o certificado expedido pelo INPI e conheça também a plataforma "Em números" no link ifbemnumeros.ifb.edu.br.

Informações pelo telefone (61) 2103 2152.