Página inicial > Reitoria > 23 de setembro - Dia do Profissional de Nível Técnico e aniversário da Rede Federal

Criado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 10h41 | Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 10h41 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2016, 10h47 | Acessos: 2048

Hoje, 23 de setembro, é comemorado o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico. O Instituto Federal Brasília (IFB) é responsável pela formação desses profissionais nos dez campi distribuídos pelo Distrito Federal. O Técnico é conhecido por quem, de fato, faz as coisas acontecerem no setor econômico produtivo. Por isso, os Institutos Federais atuam nacionalmente para atender a demanda crescente da sociedade.

Nessa mesma data, também é comemorado o aniversário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que, em 2016, completa 107 anos. Os institutos federais integram a trajetória da educação profissional no Brasil, cujas atividades tiveram início em 23 de setembro de 1909, data de nascimento de 19 Escolas de Aprendizes Artífices. Após diversos processos de reordenamento, a Lei nº 11.892/2008 criou os IFs – entre eles o Instituto Federal de Brasília – e instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, hoje composta por 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) e o Colégio Pedro II.

O reitor do IFB, Wilson Conciani, destaca e comemora essa data e a simbologia que ela representa. “O mais importante é que quem estuda nos Institutos Federais tem mostrado uma mudança de vida para melhor, quer seja em termos sociais ou econômicos. Por isso, aqui cabe bem a frase do professor Mato-grossense Octayde Jorge da Silva "uma instituição não se torna válida por ser antiga. Ela se torna antiga por ser válida", destaca Conciani.

Rede em Números

A Rede Federal conta hoje com mais de 1 milhão de estudantes matriculados, mais de 20.000 projetos de pesquisa e extensão tecnológica catalogados nos 562 campi pelo Brasil, sendo que um terço dessas unidades são agrícolas. Projetos para pessoas com necessidades específicas, programas de inclusão de gênero como Mulheres Mil e Proeja são alguns exemplos dessa realidade.

A meta da Rede é a intensificação do trabalho com os cursos técnicos; a articulação com as redes municipais e estaduais de ensino, no sentido da qualificação dos quadros de professores, a ampliação da educação à Distância e a certificação de trabalhadores e o alcance de um milhão e meio de matrículas e triplicá-las, até 2022, para o atendimento ao Plano Nacional de Educação.

Comemoração e Desafios em Rede

Para discutir essas questões dentre outros temas, aproximadamente mil gestores de instituições de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil e de outros 16 países estarão em Vitória, entre sexta-feira (23) e dia 27 de setembro, para participar de dois eventos que acontecem de forma integrada: a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e o Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês).

A realização é do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP); e do Ministério da Educação (MEC). O tema que será debatido é “O Papel da Educação Profissional no Século XXI”.