Página inicial > Reitoria > Festival de Arte e Cultura leva apresentações gratuitas para o Conecta IF

Festival de Arte e Cultura leva apresentações gratuitas para o Conecta IF

Criado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 14h49 | Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 14h49 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2016, 15h01 | Acessos: 1270

Durante os dias 3 a 7 de outubro, o Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB) irá receber o Conecta IF, um evento nacional que irá reunir estudantes de todo o Brasil e a comunidade pesquisadora e empresarial do Distrito Federal.

Um dos destaques do evento será o Festival de Arte e Cultura, que irá apresentar peças teatrais, de dança e mostras de filmes. Todas as atividades são gratuitas.

A programação do Festival busca valorizar e preservar as identidades estudantis. Serão construídas propostas referenciais para promover ações que preservem a cultura local e reproduzam nos espaços educativos um reflexo social da comunidade acadêmica do IFB.

Para acessar a programação do evento e mais informações, acesse: conectaif.ifb.edu.br/programacao.

O Campus Samambaia do IFB fica localizado no Subcentro Leste, Complexo Boca da Mata, Lote 1, Samambaia­-DF.

Conecta IF

Além das apresentações culturais, o evento vai trazer oficinas de capacitação gratuitas, protótipos de ideias inovadoras, competições gastronômicas e muito mais. Fique por dentro, acesse o site do evento: conectaif.ifb.edu.br.

Programação Cultural

Dia 4/10 (terça-feira)

10h: Amor Próprio (Peça de Teatro)

11h: Eu não Pertenço a você (Peça de Teatro / Musical)

15h: Coral Vocalize (Espetáculo Musical)

16h: Espetáculo Léo e Bia (Peça de Teatro)

18h: Ver com olhos livres – uma recriação do espírito do movimento modernista (Artes Integradas)

Dia 5/10 (quarta-feira)

10h: Vem prá cá Sambar! O samba de roda e a resistência da cultura do recôncavo baiano (Espetáculo de Roda de Samba Interativo)

11h: Catira Mão Divina: Fortalecendo e valorizando a cultura popular (Apresentação de Dança)

14h: Um Ensaio sobre o amor (Peça de Teatro)

16h: Orquestra – Escola de Música de Brasília (Espetáculo Musical)

18h: IF Musical (Espetáculo Musical)

20h: Banda Sinfônica – Escola de Música de Brasília (Espetáculo Musical)

Dia 6/10 (quinta-feira)

09h: Vem prá cá Sambar! O samba de roda e a resistência da cultura do recôncavo baiano (Espetáculo de Roda de Samba Interativo)

10h: Catira Mão Divina: Fortalecendo e valorizando a cultura popular (Apresentação de Dança)

11h: IF Musical (Espetáculo Musical)

14h: Ver com olhos livres – uma recriação do espírito do movimento modernista (Espetáculo Musical)

15h: Amor Próprio (Peça de Teatro)

16h: Espetáculo Léo e Bia (Peça de Teatro)

18h: Um Ensaio sobre o amor (Peça de Teatro)

19h: Capoeira Transformando Vidas (Apresentação de Dança)

20h: Banda Jazz - Escola de Música de Brasília (Espetáculo Musical)

Dia 7/10 (sexta-feira)

10h: Coral Vocalize (Espetáculo Musical)

11h: Espetáculo Quilombos da Liberdade (Peça Teatral / Musical)

Sinopse de alguns espetáculos

Espetáculo Léo e Bia, adaptação da peça e filme de Oswaldo Montenegro

Uma adaptação do filme de Oswaldo Montenegro, os alunos do Campus Lagarto do Instituto Federal do Sergipe (IFS) compõem o grupo teatral “Máscaras e Camaleões”. A peça conta a história de um grupo de teatro independente que tenta levar a peça ao evento. Em meio ao cenário político-social da ditadura militar de 1964, os jovens vivem a adolescência, com cenas de drama, comédia, críticas e práticas de exercícios característicos de oficinas de teatro. O texto traz reflexões sobre gênero, sexualidade, política e fatos históricos.

Apresentações: Dias 4 e 6 de outubro, às 16h

Catira Mão Divina: Fortalecendo e valorizando a cultura popular

O grupo Catira Mão Divina traz consigo a revitalização da identidade dos povos cerradeiros, região onde o IFB está inserido. Formado por estudantes do Campus Planaltina, o grupo busca por meio da manifestação da dança manter suas raízes rurais, uma vez que é uma escola que tem como público prioritário e principal os povos do campo.

Apresentações: Dia 5/10 às 11h e 6/10 às 10h

Espetáculos Quilombos da Liberdade

O espetáculo é baseado nas tradições de danças folclóricas existentes na capoeira, como: Puxada de Rede, Dança do Bastão, Maculelé e Dança do Fogo. A filosofia do grupo desperta a percepção do público para a importância da arte como mecanismo de popularização e preservação cultural.

Apresentação: 7/10 às 11h

Foto: Reprodução do Espetáculo Quilombo da Liberdade - Reprodução Facebook.