Página inicial > Reitoria > Fábrica de Ideias Inovadoras levará ao Conecta protótipos de invenções

Fábrica de Ideias Inovadoras levará ao Conecta protótipos de invenções

Criado: Quinta, 29 de Setembro de 2016, 14h10 | Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2016, 14h10 | Última atualização em Quinta, 29 de Setembro de 2016, 14h18 | Acessos: 1773

Uma lixeira automotiva que já aromatiza o veículo, um novo produto alimentar 100% proteico feito a partir de desidratação da carne ou um sorvete de pequi, feito com redução de leite. Produtos como esses, desenvolvidos a partir de ideias de servidores e estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), estarão expostos durante a Fábrica de Ideias Inovadoras, que acontece dentro do Conecta IF, no Campus Samambaia do IFB, de 3 a 7 de outubro.

No evento, os visitantes vão compreender as fases de desenvolvimento dos projetos, entender as propostas, assistir demonstrações e conhecer alguns protótipos dos inventos. Todas as iniciativas selecionadas para participação do evento são resultado dos programas de incentivos a pesquisa, promovidos pelo Instituto Federal Brasília (IFB).

Lixeiras automotivas oferecem possibilidade para aromatizar ambientes

Atualmente, o tempo que as pessoas gastam dentro dos automóveis vem aumentando a cada ano o que leva a uma maior produção de lixo em seu interior. Nesta situação, o acúmulo de detritos gera mau cheiro e, leva a necessidade cada vez maior do uso de aromatizantes.

Em busca de uma solução foi proposto o desenvolvimento de um produto que armazenasse detritos e, também possibilitasse a propagação de aromas agradáveis em ambientes fechados.

A lixeira automotiva utiliza-se de um processo de reaproveitamento de resíduos alimentares, no qual será possível propagar aromas de óleos e essências que neutralizem os odores indesejados. Basicamente funciona como um processador do lixo, já que algumas cascas de frutas são utilizadas para essências, como as de laranja e limão, mais cítricas.

Do ponto de vista do consumidor, se trata de uma mercadoria multifuncional e de baixo custo.

Novo produto alimentar de carne oferece propriedades nutricionais em seu consumo

O Easy Beef Protein é um produto inovador desenvolvido para atender a prática saudável na alimentação e, segue a tendência do grande crescimento dos suplementos nutricionais. A opção por esses suplementos é fornecer nutrientes que não estão sendo consumidos em quantidade suficiente para satisfazer as necessidades do organismo. Dentre os suplementos mais utilizados se destacam os de origem proteica que possuem a recuperação e funcionalidade do organismo.

O novo produto foi desenvolvido com base na proteína animal em um processo de desidratação da carne. A ideia é que seja uma opção cárneo alimentar para refeições rápidas, sem adição de carboidratos e aditivos artificiais e, que possam ser armazenados sem o uso de refrigeração.

Como produto alimentar também facilita a rotina nutricional por não depender de armazenamento a frio como outros produtos cárneos. Além disso, é um alimento saudável, que mantém suas propriedades funcionais e, não contem conservantes. O público-alvo são os consumidores como praticantes de atividades físicas, idosos m mulheres em díade fértil, indivíduos em condições médicas específicas, crianças e jovens. O Easy Beef Protein será apresentado durante o evento e, na ocasião o público poderá experimentar diferentes opções de preparo e sabor oferecidas para degustação.

Programe-se

4, 5, 6/10 das 9h às 16h e dia 7/10 das 9h às 12h

- Defumação de Carnes de Porco, Utilizando Fumaça de Resíduos da Fabricação de Cerveja Artesanal

- Produção de Embutidos com Conservantes Naturais: Pimenta Bode