O PDI é fundamental para o credenciamento da Instituição e para o planejamento estratégico institucional, abordando as questões atuais, os objetivos e metas, bem como a viabilidade das operações planejadas para atingir os objetivos, buscando o uso eficiente e eficaz dos recursos para obter efetividade. O Pró-Reitor de Ensino, Carlos Frajuca, esclarece as principais dúvidas sobre o PDI em entrevista à Diretoria de Comunicação Social do Instituto Federal de Brasília. O que é o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI? O planejamento da instituição para os próximos 5 anos. Envolve mostrar todas as atividades previstas para o desenvolvimento da instituição, como por exemplo: cronograma de abertura de cursos (técnicos, superiores, pós-graduação etc), cronograma de atividades para incentivo à pesquisa e extensão, contratação de docentes e técnicos, ampliação de infra-estrutura e assim por diante. Inclusive o processo de recredenciamento da instituição junto ao INEP é baseado no PDI. Quem pode participar da elaboração de um PDI e de que forma?Todos devem participar. Existe uma comissão composta pelos pró-reitores, diretores e alguns servidores para elaborar uma proposta que será disponibilizada para consulta na internet e será aberto um período para inclusão de propostas. Assim como a elaboração do Estatuto, há um prazo para a sua conclusão? Por força de lei ele deve ser entregue ao MEC até seis meses após a criação do Instituto, prazo que se encerra no dia 29 de junho. Uma vez aprovado, o PDI pode ser modificado? Como? Ele deve ser modificado, pois trata-se de um documento que retrata a situação da instituição. E como sua estrutura depende de vários fatores externos, que independem das ações do Instituto (liberação de vagas de concurso, liberação de recursos, doação de terrenos, recursos em licitações etc), as metas devem ser revistas periodicamente (sugiro aqui período de 1 ano). Quando começa a elaboração do PDI do IFB? Já começou. Uma comissão já está elaborando uma proposta inicial para ser disponibilizada para sugestões.Diretoria de Comunicação Social08/07/2009
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