Página inicial > Reitoria > Parlamento Juvenil elege estudante do IFB

Parlamento Juvenil elege estudante do IFB

Criado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 14h53 | Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 14h53 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2016, 16h55 | Acessos: 964

Vitória Cunha, estudante do curso técnico integrado em Cozinha do Campus Riacho Fundo (IFB), foi eleita para representar o Distrito Federal no Parlamento Juvenil do Mercosul 2016-2018. A estudante teve seu projeto selecionado e concorreu com alunos de outras escolas do Distrito Federal, a uma vaga, como representante da Capital Federal. Para participar, os selecionados deveriam estar matriculados no 1º ou 2º ano, ter alguns pré-requisitos como: frequência as aulas, conduta exemplar e bom rendimento -  além de fácil adaptação a pessoas de diferentes culturas e crenças religiosas.

O principal objetivo do Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) é favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação – inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Durante o mandato de dois anos (2016 a 2018), os parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados irão elaborar propostas que contemplem as necessidades e anseios comuns ao MERCOSUL.

A lista dos eleitos 2016-2018 com o tema “O ensino médio que queremos”, foi divulgada nessa quinta-feira, 17 de novembro. Anteriormente haviam sido pré-selecionados 27 alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal, um para cada unidade da federação. Destes, 11 foram eleitos após votação que contou com 32.310 votos válidos de alunos entre 14 e 18 anos.

De iniciativa da Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) o PJM favorece e promove o protagonismo juvenil, abrindo espaços para diálogos e discussões sobre temas vinculados à educação – inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.

Confira o resultado em  http://pjm.mec.gov.br/resultado/distrito-federal