Pesquisa mostra que os jovens preferem aprender com tarefas práticas
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Inspirare, que faz parte do Projeto “Nossa Escola em (Re)Construção”, ouviu 132 mil jovens de 13 a 21 anos de todo o país. O objetivo da pesquisa é levantar o que os estudantes pensam da escola e como eles gostariam que ela fosse.
Entre os dados coletados, chama atenção o desejo que essa geração tem de vivenciar uma escola com mais participação e atividades práticas. Quando questionados sobre a metodologia que mais contribui para a aprendizagem, 36% dos estudantes afirmaram que desejam uma escola com atividades práticas ou resolução de problemas. Essa escolha reflete a busca por métodos mais participativos, que envolvem os alunos na construção do conhecimento.
Para o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, a pesquisa mostra algo que é perceptível: os alunos se sentem mais à vontade quando estão nos laboratórios. “Quando os alunos estão em atividades práticas, eles conseguem integrar os saberes, repensar aquilo que viram nos livros e estudaram em sala de aula”, analisa Conciani.
Com uma atividade prática os estudantes conseguem ver a aplicação de conceitos, que antes pareciam muitos distantes ou abstratos. Impulsionados pelo desafio de desenvolver um projeto, por exemplo, eles também se sentem mais motivados a aprender os conteúdos.
O estudante do Curso Técnico em Informática do Campus Brasília Gabriel Xavier ratifica o resultado da pesquisa. “Com a atividade prática é possível fixar melhor o conteúdo e mostrar ao aluno que somos capazes de resolver tais problemas, além de motivar o estudante. Para que não abandone o curso ele precisa saber que está constantemente evoluindo. Ele precisa ver o resultado de seu aprendizado”, finaliza.
Educação Profissional
A educação profissional pode ser a oportunidade para essa geração que deseja uma escola com mais atividades práticas. Os cursos técnicos, por exemplo, têm como grande diferencial o foco nos conhecimentos práticos, ao apresentar métodos e experiências do cotidiano empresarial. O curso técnico é focado na empregabilidade.
“A prática é um guia muito importante para construção dos cursos técnicos e dos saberes como um todo na vida. A vida não é feita só de conhecimento teórico. A vida é prática e teoria conjugadas”, finaliza Conciani.
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