Página inicial > Reitoria > IV Fórum de EaD continua nesta sexta-feira, 9

IV Fórum de EaD continua nesta sexta-feira, 9

Escrito por Déborah Queiroz da Silva | Criado: Sexta, 09 de Dezembro de 2016, 14h52 | Publicado: Sexta, 09 de Dezembro de 2016, 14h52 | Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2017, 18h01 | Acessos: 969

Segundo dia do IV Fórum de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília começou com a realização de conferência, palestras e lançamento de livro dos convidados do evento.

A conferência “Mídias em Educação” foi realizada pela dra. Maria Luiza Belloni, que, além de pesquisadora e autora de livros, é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisadora falou sobre o uso das mídias nas escolas e no processo de aprendizagem.

“O aluno tem que fazer pesquisa para construir conteúdos. Apenas o professor transmitir conteúdo não faz mais sentido. É impressionante a forma como as crianças aprendem sem o professor”, disse.

Maria Luiza falou também sobre a importância de se formar criadores, leitores e críticos “para que possamos resistir em formar usuários passivos, que são apenas consumidores dos conteúdos produzidos pelas grandes mídias”,

Palestras

As palestras dessa sexta-feira, 9, no IV Fórum de EaD foram “Experiências em EaD: fatores de evasão e persistência em cursos online”, apresentada pela professora dra. Wilsa Maria Ramos, que é diretora do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (UnB).

A professora apresentou pesquisas sobre os principais motivos para os altos índices de desistência por parte dos alunos da formação acadêmica na modalidade a distância. Além disso, ela apresentou os fatores que contribuem com a persistência desses estudantes para se manterem no curso.

Já na palestra “Aprendizagem colaborativa online”, o professor da Faculdade de Educação da UnB Lúcio Teles apresentou estudos sobre processo educativo e de colaboração em ambientes virtuais. Ao final das apresentações, os participantes puderam fazer perguntas sobre os temas apresentados em cada palestra.

Lançamento de livro

No evento de hoje também teve o lançamento do livro “PROEJA: Dimensões Curriculares, das autoras Maria Hermínia Laffin, Márcia Sales e Jandira Souza. A obra faz parte da coleção Gestão e Docência na EaD, que contém oito volumes de diversos autores que tratam sobre o tema educação a distância.

Nesta tarde ainda estão previstas no IV Fórum de EaD apresentações de comunicação oral e a mesa redonda “Políticas em EaD”.