Página inicial > Reitoria > Ciclo de Defesa do Mestrado com o Instituto Politécnico de Santarém é marcado por excelentes resultados

Criado: Sexta, 09 de Dezembro de 2016, 16h21 | Publicado: Sexta, 09 de Dezembro de 2016, 16h21 | Última atualização em Sexta, 09 de Dezembro de 2016, 16h30 | Acessos: 1783
400Parceria do Instituto Federal Brasília e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém - IPS  conclui ciclo de defesa do Mestrado em "Educação Social e Intervenção Comunitária", na próxima semana. Ao todo, 24 dissertações foram defendidas e avaliadas com excelência pela banca examinadora.

Entre as temáticas das dissertações estão: Evasão escolar; Evasão e Gênero; Educação do Campo; Integração de estudantes imigrantes no IFB; Ensino de matemática; Aprendizagem significativa no ensino de química; bullying; Educação Inclusiva; Alfabetização e Letramento de Mulheres; Projetos artísticos-culturais no IFB, Ressocialização e reinserção de adolescentes em atendimento socioeducativo.

As defesas acontecem desde março de 2016 e, tiveram início com a apresentação de Juana de Carvalho Ramos Silva, sobre os "Fatores de influência na evasão escolar: um estudo de caso em três cursos técnicos subsequentes, do Campus Brasília do IFB". A servidora já teve o seu diploma reconhecido pela universidade Federal de Mato Grosso do Sul.  No último dia 6, um outro destaque foi o servidor Renato Mendes Gomes, do Campus Gama, que defendeu seu trabalho intitulado "Catando Vidas no Lixo: o Caso de uma Cooperativa de Trabalho de Reciclagem em Santa Maria-DF" e,  obteve a nota máxima, 20. Sendo a primeira vez na história do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária. As próximas dissertações estão agendadas para os dias 12 e 16 de dezembro, respectivamente, Luciano Cedraz e Suzy Soares, do Campus Planaltina.

Durante todo esse processo, os mestrando contaram com alguns coorientadores, como os professores: Alessandra Ferreira da Silva, Cleide Lemes da Silva Cruz, Ednizía Ribeiro Araújo Kuhn, Franclin Costa do Nascimento, Francisco de Assis Póvoas Pereira, Jane Christina Pereira e Maria Cristina Madeira da Silva.

O processo de seleção dos 27 servidores aconteceu no final de 2013, realizado pelo Instituto Politécnico de Santarém, de Portugal, no âmbito da parceria entre o IFB e o IPS, as aulas tiveram início em fevereiro de 2014. O Curso tem como objetivos formar profissionais capazes de dominar aprofundadamente quadros teóricos fundamentando propostas de intervenção; identificar estratégias e recursos que possibilitem a sua operacionalização, assim como modelos de avaliação; e analisar criticamente, problematizando teoricamente os resultados da intervenção.