Docentes do IFB concluem Programa de Professores para o Futuro III - Finlândia
O seminário final do "Programa de Professores para o Futuro III" - Finlândia, aconteceu nos dias 07 e 08 de dezembro, em Maceió, com as apresentações dos professores Paula Felipe Schlemper de Oliveira, Campus Samambaia, Paulo Henrique Sales Wanderley, Campus Ceilândia, Juliana Campos Sabino de Souza, Campus Ceilândia e Conceição de Maria Cardoso Costa, Campus Ceilândia - todos representando o Instituto Federal Brasília. Por meio da chamada pública nacional, SETEC/MEC-CNPq nº 26/2015, os professores do IFB ingressaram no programa e cursaram as universidades: Hamk - Hame Universidade de Ciências Aplicadas e Tamk - Tampere Universidade de Ciências Aplicadas, ambas na Finlândia.
A participação dos professores no programa já trouxe muitas contribuições para o IFB, entre elas está a aplicação de novas práticas pedagógicas. O IFB Campus Samambaia implementou o IFactory - Ambiente de Práticas Inovadoras, um espaço experimental multidisciplinar para docentes e discentes executarem projetos internos ou em conjunto com a comunidade externa, com foco na aprendizagem centrada no aluno para a resolução de problemas reais. "A partir da aprendizagem baseada em projeto, os estudantes focam numa experiência autêntica que envolve problemas formulados com base no mundo real, estimulando o trabalho cooperativo", explica a professora Paula Schlemper.
Na ocasião, estiveram presentes o reitor do IFB, Wilson Conciani, os pró-reitores Luciana Matsukado e Marley Garcia, representantes da Setec/MEC e as professoras finlandesas. O seminário ocorreu durante o XI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) e, em paralelo à reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CONIF).
Redes Sociais