Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IFB realiza aula inaugural para o curso de Formação de Doulas
Início do conteúdo da página

IFB realiza aula inaugural para o curso de Formação de Doulas

Criado: Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 11h54 | Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 15h55 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 15h57 | Acessos: 1067


A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve" e, atualmente tem se aplicado as mulheres que dão suporte físico e emocional a mães, durante e após o parto. Afinal, quem cai cuidar especificamente do bem estar físico e emocional daquela mãe que está dando à luz? Neste sentido, o Instituto Federal de Brasília tem oferecido cursos de formação de doulas nos campi  de São Sebastião e de Ceilândia e, a procura tem sido grande.

Hoje (15) foi realizada a Aula Inaugural do curso de Formação de Doulas do IFB, em parceria com a Associação de Doulas do DF, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.  Cerca de 80 alunas estiveram presentes ao primeiro curso de Doulas e, foi criado em um formato exclusivo para mulheres.

Fernando Barbosa Vito da Silva, diretor-geral do Campus São Sebastião afirmou que "o movimento em São Sebastião está grande, e até o momento 27 das 30 vagas foram preenchidas. É um curso humanizado e o hospital da região é o mais procurado para partos naturais."

"Os cursos pilotos foram acolhidos pelos professores dos campi Ceilândia e São Sebastião. Ao terminar este curso pretende-se oficializar esse curso no MEC", afirmou o pró-reitor de Extensão do IFB, Giano Luis Copetti. 

"Acredito que a palavra Doula devia ser considerada mulher que cuida", finalizou Kelly Santos, diretora de ensino pesquisa e extensão do Campus Ceilândia e professora responsável pelas atividades na unidade. 

 Conheça mais sobre a atuação da Doula 

Antes do parto a ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc..

Após o parto ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

 Benefícios 

As pesquisas têm mostrado que a atuação da doula no parto pode:

  • diminuir em 50% as taxas de cesárea
  • diminuir em 20% a duração do trabalho de parto
  • diminuir em 60% os pedidos de anestesia
  • diminuir em 40% o uso da oxitocina
  • diminuir em 40% o uso de forceps.                                           

Os dados referem-se a pesquisas no exterior/ site: www.doulas.com.br 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página