Página inicial > Reitoria > Alunos do curso de Cozinha do Campus Riacho Fundo participam de atividade integrada em Planaltina

Criado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 17h03 | Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 17h03 | Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 17h24 | Acessos: 827

Diante da necessidade de formar profissionais de cozinha multidisciplinares, com visão empreendedora, voltados para inovação e pesquisa, os alunos do Curso Técnico de Cozinha do Campus Riacho Fundo realizaram nesta sexta-feira (17) uma atividade integrada no Campus Planaltina que incluiu uma vivência na Unidade de Bovinocultura do Curso de Agroindústria. Os alunos foram recepcionados pela coordenadora do curso, professora Heloisa Falcão, que explicou o trabalho realizado na unidade e orientou os estudantes no processamento de queijo minas prensado, entre outros ensinamentos que foram transmitidos ao longo do dia.

A docente Ana Paula Jacques, que ministra a disciplina de Habilidades Básicas de Cozinha, e foi a responsável por organizar a visita-técnica, destacou a importância do contato do cozinheiro com o campo e com os ingredientes. "Conhecer os processos de produção dos alimentos, neste caso o queijo, e entender que a cozinha é um espaço de transformação e valorização dos ingredientes locais é papel de todo cozinheiro", destaca a professora.

"Atualmente, o mercado de trabalho demanda profissionais comprometidos, organizados e curiosos, por essa razão, em nossas aulas os alunos são estimulados a pesquisar e a assumir uma autonomia sobre seu aprendizado, complementando, assim, as competências técnicas e comportamentais adquiridas ao longo do curso e nas demais disciplinas", afirmou.

A aluna Janice Coelho descreve que a atividade foi esclarecedora e muito didática para entender a diversidade e a relevância dos queijos na gastronomia, “além disso foi uma oportunidade de interagir com outro campus e outros alunos”, conclui a aluna. “Nós acompanhamos todo o processo e fizemos nosso próprio queijo minas”, disse outra aluna satisfeita com a experiência.

Na sequência das aulas, os alunos farão uma pesquisa sobre o modo artesanal de fazer o queijo de Minas, considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro, dialogando com a disciplina de História da Gastronomia, ministrada pelo professor Thiago Silva. Também participarão de uma degustação harmonizada de queijos e vinhos na disciplina de Bar e Restaurante, sob responsabilidade do professor Gabriel Rocha, e serão estimulados a criar receitas que valorizem esses queijos no laboratório de práticas, concluindo assim as atividades propostas pela professora Ana Paula no componente de Habilidades de Cozinha.